A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Física, Professor de Educação FísicaResumo
A primeira etapa da Educação Básica é a educação infantil, pela qual as crianças iniciam o percurso na educação formal e passam a vivenciar novas aprendizagens, as quais potencializam o seu desenvolvimento psicomotor e social. Essa foi considerada sem importância no passado, bastando que as crianças fossem cuidadas e alimentadas, porém com o avanço das leis passou a integrar o Sistema Público de Educação, reconhecida como de direito, de cidadania e de qualidade. Nesse contexto, a presença do Professor de Educação Física tornou-se importante para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo discutir a sua importância nessa etapa. Para tanto, este trabalho tratou-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Mediante a qual chegou ao seguinte resultado: a educação Infantil é uma modalidade da educação básica que visa fornecer às crianças os meios essenciais para o desenvolvimento integral de suas capacidades fundamentais, de acordo com suas necessidades físicas e psicológicas. Logo, torna-se essencial a presença do Professor de Educação Física para contribuir no desenvolvimento motor da criança, através de estímulos condizentes para cada estágio, bem como no uso da psicomotricidade que auxilia no desenvolvimento global, por meio de seus movimentos, ajudando a evitar distúrbios de aprendizagem. No que se refere aos diversos conteúdos, destaca-se o uso das brincadeiras e jogos, que através da ludicidade desenvolvem as habilidades motoras, exercitam a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento desde cedo para a vida em sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

