A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS ASSISTIDAS EM INSTITUIÇÕES DE TEMPO INTEGRAL
Palavras-chave:
Desenvolvimento Psicossocial, Infância, Tempo Integral, Educação Integral, PsicologiaResumo
O cenário brasileiro no que diz respeito à distribuição de renda da população, há uma grande disparidade entre a mesma, nesse aspecto, as instituições de Tempo integral, tornou-se fundamental para que pais e mães de família deixem seus filhos em segurança para que possam buscar o sustento dos lares. Nesse contexto, o artigo objetiva apresentar a importância do trabalho do (a) psicólogo (a) para o desenvolvimento afetivo e social de crianças assistidas em entidades de tempo integral. Para tanto realizou-se pesquisa bibliográfica, classificada como descritiva quanto aos fins e qualitativa quanto a abordagem do problema. Os achados na literatura apontam que o cuidador é importante no desenvolvimento da afetividade, que por sua vez influencia a inteligência, os interesses, motivações, que levam o sujeito a elaborar e resolver problemas. Como se encontra em desenvolvimento, a criança vê no outro a referenciação social para construção da própria identidade, integrando comportamentos e atitudes; entrando em contato e internalizando as regras de conduta pró-social, respeito a individualidade e a privacidade de cada um, bem como da coletividade social onde está inserida. Destarte, o trabalho do psicólogo em entidades de tempo integral é de grande relevância para que as mesmas se tornem um lugar de “formação integral” numa perspectiva biopsicossocial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

