POSIÇÃO PRONA COMO FERRAMENTA EMERGENTE NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE ACOMETIDO POR COVID-19
Palabras clave:
Covid, Posição Prona, Urgência e EmergênciaResumen
A chamada posição prona de bruços, é uma técnica na medicina que tem como fatores a melhora dos parâmetros respiratórios do paciente, devido a facilitação da abertura dos alvéolos pulmonares e com isso levando a melhora das trocas gasosas. Ao longo do período pandêmico muitos estudos têm buscado formas de proporcionar melhorias significativas aos pacientes acometidos pela COVID 19 e suas formas graves, devido às síndromes respiratórias provenientes da doença. Este artigo discutiu e apresentou as evidências científicas acerca da utilização da posição prona na assistência ao paciente com insuficiência respiratória aguda provocada por COVID-19. A partir dos dados colhidos, foi possível observar de forma positiva os reflexos da posição prona nos casos estudados, levando-se em consideração características como tempo de aplicação, alternância e critérios específicos como a relação PaO2/FiO2, a saturação de oxigênio e a frequência respiratória. Ao final considerou-se que o uso da posição prona em pacientes com COVID-19 demonstra-se bastante eficaz na melhora da oxigenação e redução do desconforto respiratório. Além disso, evita a necessidade de ventilação mecânica em pacientes com insuficiência respiratória leve e moderada e diminui a mortalidade em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo grave. Sugere-se uma continuidade da pesquisa observando os fatores negativos que podem conduzir a complicações advindas do processo e suas caraterísticas. A metodologia escolhida foi a revisão de literatura, sendo as buscas realizadas em revistas e portais oficias como Lilac’s, Pubmed, Scielo e Google Scholar e outros.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
