ACIDENTES MOTOCICLÍSTICO:
CARACTERIZAÇÃO DAS VÍTIMAS SOCORRIDAS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU)
Palabras clave:
Motociclistas, Trauma, AcidentesResumen
ntrodução Definidos como grave questão de saúde pública, os acidentes de trânsito despontam como o principal fator a provocar a morte da população jovem mundial, em especial, ganham expressividade os acidentes motociclísticos. Os traumatismos oriundos de tais eventos configuramse como um dos principais fatores de morbimortalidade externa no mundo, ratificados nos dados que legitimam com a dimensão desta problemática. Em decorrência dos acidentes com motocicletas, existem altos índices de óbitos. Além dos óbitos, as lesões temporárias e permanentes contribuem de forma negativa para os indicadores nacionais, com elevado custo social, redução da expectativa de vida, sobrecarregando economicamente ao Sistema Único de Saúde (SUS) bem como o fator previdenciário. Objetivos: Realizar uma revisão sistemática de literatura abordando o perfil das vítimas socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Metodologia (Materiais e Métodos): Trata-se de estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão sistemática de literatura, em que se buscaram artigos, sem delimitação do tempo, na BVS, LILACS, SciELO, BDENF, MEDLINE. Resultados e Discussão: Há um índice intenso de acidentes motociclísticos atendidos pelo SAMU, sendo evidenciado uma maior proporção nos indivíduos do sexo masculino, faixa etária de 19 a 39 anos e nos finais de semana. A explicação para esse padrão de vítimas, leva em consideração variáveis de cunho social, pois o sexo masculino tende a assumir comportamentos de risco como: alta velocidade, uso de substâncias que alteram a capacidade de decisão, principalmente em períodos que estão fora do trabalho, ou seja, nos finais de semana e no período noturno. Considerações Finais: Os acidentes motociclísticos são um problema antigo de saúde pública, contribuindo para a grande parte dos óbitos nos acidentes automobilísticos. O presente estudo permitiu identificar o perfil das vítimas de acidente motociclísticos atendidos pelo SAMU e auxiliou na caracterização do público-alvo em futuras campanhas educativas sobre a temática.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
