MORFOLOGIA DA CONCHA E DO APARELHO COPULADOR MASCULINO DE POMACEA (PERRY, 1810):
UMA ANÁLISE CONSIDERANDO VARIAÇÕES CROMÁTICAS
Palabras clave:
Amazônia, Molusco, Conquiliologia, Ampullariidea, Água doceResumen
Ampullariidea é uma família de moluscos de água doce amplamente distribuída em áreas tropicais. São animais de grande importância ecológica nos ecossistemas em que estão inseridos, sendo comumente registrados como vetores de doenças, pragas rurais e potenciais invasores. A delimitação taxonômica de seus representantes ainda é vaga, pelo fato de que a maioria das identificações de espécies são apenas com a forma da concha. Neste trabalho são realizadas análises integrativas de observações conquiológicas e anatômicas do órgão copulador masculino de ampularídeos com três diferentes padrões na coloração da concha, assim classificados como branco, escuro e listrado. Todos os dados coletados foram submetidos à análise estatística no software Past. A análise conquiológica não sugeriu grandes diferenças anatômicas entre as espécies com diferentes padrões de coloração da concha, assim como não há diferenças estatisticamente significativas entre os dados morfométricos dos órgãos copuladores, indicando que as espécies examinadas representam a mesma espécie. No entanto, estudos histológicos e moleculares são necessários para confirmar essa indicação. As observações morfológicas do órgão copulador masculino indicam que os espécimes examinados pertencem ao gênero Pomacea (PERRY, 1810) quando comparados com o material da literatura.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
