A CONSTELAÇÃO SISTÊMICA FAMILIAR COMO INSTRUMENTO ALTERNATIVO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Palabras clave:
Conflitos Familiares, Poder Judiciário, Constelação FamiliarResumen
Diversos problemas atuais enfrentados pelas pessoas estão enraizados no passado, justamente na formação familiar, provocando impactos até mesmo nas suas futuras tessituras afetivas. Quando os membros de uma família apresentam comportamentos, pontos de vista ou crenças distintas, é bastante comum o surgimento de conflitos. Contudo, no momento em que a situação se torna insustentável, é necessária a provocação do Poder Judiciário, com o intuito de solucionar as desavenças. Ocorre que os tribunais não têm demonstrado capacidade para demandas complexas provenientes das relações sociais em razão da alta demanda de processos. Consequentemente, é primordial a busca por formas alternativas de resolução de conflitos familiares, como é o caso da constelação familiar sistêmica, a qual ajuda as pessoas a digerir as relações traumáticas e os desentendimentos do dia a dia, ajudando-os a compreender quais as suas responsabilidades perante tal circunstância. Logo, o presente artigo científico tem a finalidade de discorrer sobre a constelação sistêmica familiar como instrumento alternativo de resolução de conflitos no Direito de Família. Para isto, é fundamental a concretização de alguns pontos, sendo eles: realizar breve abordagem sobre a família e os conflitos familiares; pontuar a dificuldade do sistema judiciário brasileiro no tocante à resolução de conflitos; descrever a constelação familiar; e explorar aplicação da constelação familiar nas Varas de Família. A justificativa para a seleção dessa temática está no fato de que muitas decisões judiciais acabam por piorar os conflitos familiares, pois não procuram tratar o problema em sua raiz. O estudo em questão consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa, possuindo como fundamento o método de abordagem dedutiva. Já a coleta e a análise de dados se restringem à revisão bibliográfica.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
