O USO INDISCRIMINADO DOS AGROTÓXICOS E OS DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE
Palabras clave:
Agrotóxicos, Meio Ambiente, Lei, DanoResumen
A lavoura no brasil passou por diversas mudanças ao longo das décadas até sua modernização, refletida na década de 70 com o aumento do uso de agrotóxicos. O objetivo deste trabalho é comparar a legislação vigente com a Lei nº 6.299/2002 e analisar o possível impacto das mudanças na legislação de agrotóxicos trazidas por esta Lei. Quanto ao método, utilizou-se um método dedutivo para analisar a legislação brasileira sobre o uso de agrotóxicos no país. Também se beneficia das técnicas de pesquisa bibliográfica direta, obtendo dados por meio de estudos bibliográficos, leis, estatutos, dogmas, jurisprudência e escritos científicos. Portanto, o abuso de agrotóxicos no Brasil é resultado do processo de modernização agrícola, que está diretamente relacionado ao desenvolvimento da indústria química. O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Inicialmente, levantou preocupações causadas pela contaminação por agrotóxicos, discordando de seu uso inadequado, que prejudica a saúde da população e, isso leva a questionar as regulamentações legais de seu uso, a linha de pesquisa toma como objeto de análise o ordenamento jurídico brasileiro baseado nos princípios da sustentabilidade e precaução diante do uso de agrotóxicos. Ao final, é notável a confrontação entre os direitos fundamentais do consumidor brasileiro e o meio ambiente equilibrado protegido por nosso ordenamento jurídico, e os interesses econômicos de grandes corporações, governos, mercados e grandes produtores agrícolas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
