PATERNIDADE SOCIOAFETIVA:
ASPECTOS JURÍDICOS E SEUS REFLEXOS SUCESSÓRIOS
Palabras clave:
Filiação Socioafetiva, Sucessão, Requisitos, Constituição FederalResumen
O presente artigo tem como obejtivo trazer uma análise acerca da paternidade socioafetiva e seus reflexos jurídicos e sucessórios no ordenamento jurídico brasileiro. A ideia é fazer um panorama, de maneira clara, de como se dá a sucessão nos casos em que um indivíduo possui dois pais, um por laços consaguíneos e outro por laços afetivos. Primeiramente, serão trazidos aspectos introdutórios sobre o tema, tais como conceitos, metodologia utilizada e as abordagens necessárias para melhor elucidação da problemática. A evolução do conceito de família e sua moderna concepção a luz da Constituição Federal de 1988 será o ponto de partida para o estudo. Logo após, será abordado sobre a parternidade socioafetiva, trazendo aspectos conceituais, como tem se dado abordagem contemporânea e a legitimidade da paternidade socioafetiva no tocante aos laços biológicos. Por fim, será debatido sobre a sucessão no que tange a paternidade socioafetiva e quais conclusões se pode ter com o presente estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
