ANÁLISE DO DIREITO À SAÚDE DO IDOSO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.1613Palabras clave:
Direito à saúde do idoso; Estatuto do Idoso; Direito à vida.Resumen
O presente artigo tem por objetivo um estudo sobre a garantia do direito à saúde do idoso. Buscando desvendar se ocorre a aplicação plena do que está posto no Estatuto do Idoso e na Constituição Federal no que diz respeito à saúde dos sexagenários, tendo em vista que o direito à saúde do idoso deve ser pleno, para que se garanta o maior direito de toda a sociedade, que é o direito a uma vida plena.
Descargas
Referencias
Assembleia Geral da ONU. (1948). "Declaração Universal dos Direitos Humanos" (217 [III] A). Paris.
BARLETTA, Fabiana Rodrigues. O direito à saúde da pessoa idosa. – São Paulo: Saraiva, 2010.
______. Constituição (1988). Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União. Brasília, 1988.
DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
FARIA, Lucimar Ferreira dos Santos de. A eficácia da legislação brasileira na garantia dos direitos aos idosos. 2007. 52 f. Monografia (graduação em Direito) – Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo, Faculdade de Direito de Presidente Prudente, Presidente Prudente/SP, 2007.
IBGE. Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76 anos; mortalidade infantil cai. Agência de notícias IBGE, 2018a. Disponível em:<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/23206-expectativa-de-vida-do-brasileiro-sobe-para-76-anos-mortalidade-infantil-cai>. Acesso em: 26 Abr 2023.
JANCZESKI, Célio Armando (coord.). Constituição Federal comentada. – Curitiba: Juruá, 2010.
______. Lei n. 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília, Diário Oficial da União, 1994.
______. Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. – 28. ed. – São Paulo: Atlas, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
