ESTRUTURA E REGIME DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DO SISCAL
SISTEMA INTENSIVO DE SUINOS CRIADOS AO AR LIVRE
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1734Palabras clave:
Produtividade, Suinocultura, Manejo, Bem-estar, Plantel, Productivity. Pig farming. Management. Well-being. SquadResumen
O Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre é caracterizado por manter os animais em piquetes cercados com fios, telas ou arames e que também contenha baias para os comportar em algumas fases da criação, nele também é necessário a utilização de matéria vegetal, como arvores e gramíneas. O SISCAL vem tomando bastante abrangência em diversas regiões, isso porque se caracteriza por um sistema de criação livre, fazendo com que o animal tenha contato com seu habitat natural o deixando à vontade para realização de pastejo, mais que também inclua uma dieta balanceado de padrão intensivo. Essa técnica tem proporcionado bons resultados, pois oferece ao animal um conforto que dificilmente teria apenas confinado em baias. Alguns produtores vêm demostrando interesse e optando pela inclusão desse sistema, pois sua implantação é mais adequada à realidade das propriedades de pequeno porte, uma vez que os custos são mais acessíveis com utilização desse modelo de criação. Porém, devemos lembrar que é de grande importância sempre prezar pela sanidade do local mantendo o ambiente limpo, oferecendo água e alimento de qualidade, é de extrema necessidade incluir também todas as medidas de profilaxia presando sempre pela ética e bem-estar animal. Portanto, a má adequação dos sistemas ao manejo correto pode afetar o desenvolvimento e a produtividade, interferindo na qualidade do produto final.
Descargas
Referencias
ALBUQUERQUE, N. I.; FREITAS, C. M. K.; SAWAKI, H.; QUANZ, D.; Manual sobre criação de suínos na agricultura familiar: noções básicas, 1998.
BERSANO, J. G.; OGATA, R. A.; BILYNSKYJ, M. C. V.; Sanidade suína em agricultura familiar, como produzir com qualidade. Instituto biológico. São Paulo, 2017.
CABRAL, A. R. R.; Unidade demonstrativa de criação de suínos ao ar livre (CAL) da Universidade de Brasília. 2016. Monografia (Graduação em Agronomia- Faculdade de agronomia e Medicina Veterinária. Universidade de Brasília. Brasília, 2016.
COSTA, O.A.; MONTICELLI, C. J. Sugestões para implantação do sistema intensivo de suínos criado ar livre (SISCAL) Concórdia: EMBRAPACNPSA, 1994.
COSTA, P.M.A.; DO CARMQ MB.; SILVEIRA, J.M.; LANA, 1988 – Comparativo do sistema confinado e solto controlado para produção de suínos. Ver. Soc. Bras. Zoot. Vol. 17. 1988.
DEMORI, A. B.; LOVATTO P. A.; I.; KIPPER, M.; LEHNEN, C.R & REMUS, A. Criação intensiva de suínos em confinamento ou ao ar livre. Ciência Rural, 2012
Embrapa- CPATU. Belém, 1998.
LEITE, D. M.; DALLA COSTA, O. A.; Análises econômicas do sistema intensivo de suínos criados ao ar livre. Produção animal, revista brasileira de zootecnia, 2001.
MONTICELLI, O. A.; COSTA, O. A. C.; Sistema intensivo de suínos criados ao ar livre (SISCAL). 2018. Emater R/S. Embrapa. Ascar RS. 2018.
SESTI, L.A.; C. SOBES TIANSKY, J. Apresentação sobre o sistema de produção e manejo0 de suínos. Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves, 1996.
COSTA, O. A. D.; GIROTTO, A. F.; FERREIRA, A.5. Comparação dos sistemas de criações confinados e ao ar livre nas fases de gestação e lactação. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Viçosa, 1995.
VIANA A.T.; os suínos em uma alternativa prática e viável. 15°ed. São Paulo: Nobel, 1988.
ACARESC. Suinocultura ao ar livre. Florianópolis, 1988.
GODINHO, J.F.; Suinocultura de forma tecnológica e viável. Nobel, São Paulo, 1979.
DALLA COSTA, O.A. MONTICELLI, C.J. Formas de implantar o SISCAL. Suinocultura Dinâmica. Embrapa- CNPSA, 1994.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.