ANÁLISE E CAUSAS DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENCONTRADAS EM UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NA CIDADE DE GUARAÍ NO ESTADO DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2294Palabras clave:
Patologia das construções, Manifestações Patológicas, Edificações residenciais.Resumen
A prática de construir residências como abrigo remonta à antiguidade na história humana. Na contemporaneidade, os avanços nos aspectos construtivos resultaram na evolução dos materiais usados na construção civil, trazendo benefícios substanciais. Contudo, desafios como a escassez de mão de obra qualificada, técnicas de execução ineficientes e a utilização de materiais de qualidade questionável prejudicam as construções. Isso, por sua vez, propicia o surgimento de manifestações patológicas, acarretando desconforto e riscos à segurança. O presente artigo consistiu em um estudo de caso que se reafirma seus pontos através da pesquisa bibliográfica. O período de construção do artigo foi entre maio de 2023 e março de 2024. A visita de campo foi realizada para o levantamento das manifestações encontradas, a investigação de suas causas foi feita através da anamnese e foi fundamentada com base na revisão bibliográfica. Os resultados obtidos apontaram as principais manifestações patológicas encontradas in loco. As principais manifestações encontradas durante a visita foram: Infiltração, gretamento, fissuras, descolamento de piso e bolor.
Descargas
Referencias
ARIVABENE, A. C. PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO ESTUDO DE CASO. 2015. Vitória – ES. Especialize, 2015.
ASSIS, D. C. Causas e origens das patologias no sistema revestimento cerâmico de fachada. Trabalho de Conclusão de Curso. Campo Mourão: UT FPR. 48 p. 2009.
BUONFIGLIO, L. V. Habitação de Interesse Social. v. 17, p. 1 – 16, 2018. DOI: https://doi.org/10.4215/rm2018.e17004
CASA DICAS. Parede com umidade e infiltração, como resolver?. 2016. Disponível em: < https://www.casadicas.com.br/construcao/parede-com-umidade-e-infiltracao-como-resolver.html>. Acesso em 29 fev. 2024.
CIVILIZAÇÃO ENGENHARIA. 4 abr. 2018. Disponível em:<https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2018/04/04/conheca-as-principais-patologias-n a-construcao-civi l/>. Acesso em: 23 fevereiro 2024
DO CARMO, P. O.; Patologia das construções. Santa Maria, Programa de atualização profissional – CREA – RS, 2003.
FERREIRA, J. B et al. Manifestações patológicas na construção civil. Caderno de Graduação-Ciências Exatas e Tecnológicas-UNIT-SERGIPE, v. 5, n. 1, p. 71-71, 2018.
FREIRE, Valéria Parente. Manifestações patológicas presentes em residências habitacionais do município de Nova Jaguaribara-Ce. 2019.
GONZALES, F. D.; OLIVEIRA, D. L.; DOS SANTOS, M. A.. Patologias na construção civil. Revista Pesquisa e Ação, v. 6, n. 1, p. 128-139, 2020.
HEERDT, G. B.; PIO, V. M.; BLEICHVEL, N. C. T. Principais patologias na construção civil. Trabalho de Graduação, Bacharelado em Engenharia Civil-Faculdade Metropolitana de Rio do Sul–UNIASSELVI/FAMESUL, Rio do Sul, 2016.
HELENE, P. R. L. Manual para reparo, reforço e proteção de estruturas de concreto. 2ª ed. São Paulo, Pini, 2003.
HUSSEIN, J. S. M. LEVANTAMENTO DE PATOLOGIAS CAUSADAS POR INFILTRAÇÕES DEVIDO À FALHA OU AUSÊNCIA DE IMPERMEABILIZAÇÃO EM CONSTRUÇÕES RESIDENCIAIS NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO - PR. 2013. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, apresentado à Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, do Curso Superior de Engenharia Civil, da Coordenação de Engenharia Civil – COECI da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, como requisito parcial para obtenção do Título Bacharel, Campo Mourão, 2013.
LOTTERMANN, F. N. da. PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO: ESTUDO DE CASO. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil apresentado como requisito parcial para obtenção do titulo de Engenheiro Civil da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2013.
OLIVEIRA, D. F. Levantamento de causas de patologias na construção civil. 2013.
OLIVEIRA, W. E. A. Patologias das construções-revestimentos cerâmicos: revestimentos cerâmicos. 2010.
PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896
SILVA, Anderson Ylgner Oliveira; GODOY, Gustavo Henrique Albernaz Maia de. Fissuras no concreto armado: causas, consequências, formas de mitigação e reparos. 2022.
SOUZA, V. C. de; RIPPER, T. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. 1ª ed. São Paulo, Pini, 1998.
ZAMBONI. I. Como Lidar Com Infiltrações. 2013. Disponível em: <http://revistacasalinda.com.br/reforma/como-lidar-com-infiltracoes/>. Acesso em 05 maio. 2023.
ZUCHETTI, P. A. B. Patologias da construção civil: investigação patológica em edifício corporativo de administração pública no Vale do Taquari/RS. 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
