AS DIFICULDADES DO SEGURADO ESPECIAL FRENTE À NECESSIDADE DE DOCUMENTOS CONTEMPORÂNEOS COMO PROVA MATERIAL DA ATIVIDADE RURAL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2341Resumo
Observam-se inúmeros problemas frente aos trabalhadores rurais quanto à dificuldade de angariar meios documentais de comprovação da sua condição de trabalho com frequência, haja vista se tratar de atividade de cunho menos formal. À vista disso, essa pesquisa objetiva abordar as principais dificuldades que o trabalhador rural encontra para conseguir reunir provas da atividade rural que fora desempenhada utilizando-se de documentos contemporâneos. Busca-se evidenciar as causas de dificuldades encontradas, frente a produção das provas materiais requisitadas, investigar as barreiras administrativas e burocráticas que podem dificultar a obtenção e apresentação de documentação válida. Na metodologia, tratou-se de uma revisão bibliográfica, baseada em leis, doutrinas, livros e periódicos, no período de 2018 a 2023. Nos resultados encontrados, ficaram claro que os principais obstáculos enfrentados pelos trabalhadores rurais na busca pela concessão da aposentadoria rural são a falta de documentos formais para a comprovação, pois a maioria não possui registro em carteira de trabalho, dificuldades de acesso a serviços públicos, a informalidade, desconhecimento dos direitos previdenciários e migração sazonal. Entretanto, há um movimento de ampliação dos meios de provas na jurisprudência, doutrina e na legislação nacional que tendem a auxiliar na concessão da aposentadoria rural para essa classe de trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

