A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA NO PROCESSO PRÉ E PÓS- BARIÁTRICO
PSICOTERAPIA NO PROCESSO PRÉ E PÓS- BARIÁTRICO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.2366Palabras clave:
Cirurgia Bariátrica; Obesidade; Psicoterapia.Resumen
A participação em terapia psicológica é importante tanto antes quanto depois da cirurgia bariátrica, visando alcançar a meta de perda de peso e aprimorar a qualidade de vida. A compulsão alimentar muitas vezes está ligado a experiências emocionais que podem impactar indivíduos obesos. O psicólogo deve avaliar a disposição do paciente para mudanças comportamentais e hábitos, além de explorar sua reação a contratempos e desequilíbrios, elucidando medos e fantasias em relação ao procedimento. O transtorno de compulsão alimentar periódica, caracterizado pelo consumo repetido de grandes quantidades de alimentos, também é abordado. Esta pesquisa busca destacar as oportunidades de intervenção psicológica tanto antes quanto depois da cirurgia bariátrica. O objetivo do artigo é enfatizar a importância da intervenção psicoterapêutica para pacientes que optam pela cirurgia bariátrica, compreendendo a compulsão alimentar como um transtorno e identificando se o paciente utiliza a alimentação como mecanismo de defesa.
Descargas
Referencias
ABESO. Associação brasileira para o estudo da obesidade e da síndrome metabólica. Diretrizes brasileiras de obesidade. 4.ed. São Paulo. 2016.
BARROS, C. A. S. M. Compulsão Alimentar na Obesidade. Revista Aletheia, 5(1), 65-70. 1997.
CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. 12p. In: Anais do Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, Escola de Engenharia de São Carlos, Porto Alegre, 2012.
FAGUNDES M. A. B. G., CAREGNATO, R. C. A, SILVEIRA, L. M. O. B. Variáveis psicológicas associadas à cirurgia bariátrica. Aletheia v.49, n.2, p.47-54, 2016.
FEDERICI, SILVIA. Calibã e a Bruxa – Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpc/a/cpgBrBrCPPKHt8JmJwxtWNP/?lang=pt. Acesso em 19 nov. 2024.
MACHADO, C.E. Compulsão alimentar antes e após a cirurgia bariátrica. ABCD Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, v.21, n4, p. 185 -191, 2008.
MARCHESINI, Simone. Acompanhamento Psicológico Tardio em Pacientes Submetidos à Cirurgia Bariátrica, 2010.
PIEPER C.; CAMPOS T.; BERTOLUCI M. Transtornos alimentares na pessoa com diabetes. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022). DOI: 10.29327/557753.2022-24, ISBN: 978-65-5941-622-6.
PINTO, Jaqueline. Cirurgias Definitivas Exigem Acompanhamento Terapêutico: médicos pedem laudos psicológicos para pacientes que se submetem a intervenções para mudança de sexo e redução de estômago, 2004.
SBCBM. Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O que é obesidade?. 2015. Disponível em: http://www.sbcbm.org.br/wordpress/obesidade/causas. Acesso em 19 nov. 2024.
SBCBM. Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Técnicas cirúrgicas. 2017. https://www.sbcbm.org.br/tecnicas-cirurgicas/. Acesso em 19 nov. 2024.
SILVA, A.C.; FERREIRA J.T. Gordura corporal: entre a patologização e a falência moral. Rev. Saúde Coletiva. 1(23):289-296. 2013.
SISVAN. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Ministério da Saúde Relatórios do Estado nutricional dos indivíduos acompanhados por período, fase do ciclo da vida e índice. Disponível em: https://sisaps.saude.gov.br/sisvan/relatoriopublico/estadonutricional. Acesso em 19 nov. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
