GEOSSINTÉTICOS NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS E CONTAMINADAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2808Resumen
A degradação ambiental pode ser causada pela urbanização desordenada e exploração excessiva dos recursos naturais, resultando em perda de áreas verdes e aumento de riscos de desastres naturais. Para mitigar esses impactos, a recuperação ambiental se tornou uma prioridade, ligando-se ao combate às mudanças climáticas. Os geossintéticos são materiais sintéticos feitos de polímeros como polietileno e poliéster e oferecem soluções inovadoras na recuperação de áreas degradadas e contaminadas. Estes materiais desempenham diversas funções, como separação de materiais, filtração, drenagem, reforço e impermeabilização. Por exemplo, podem ser usados para controle de erosão e estabilização do solo, além de evitar a contaminação do solo e águas subterrâneas. A aplicação desses materiais pode melhorar a estabilidade do solo e otimizar os sistemas de drenagem, reduzir custos e aumentar a durabilidade das estruturas. A eficácia dos geossintéticos em áreas urbanas e locais de mineração destaca seu potencial na recuperação ambiental, facilitando a drenagem e estabilizando encostas. No entanto, sua implementação enfrenta desafios relacionados à durabilidade, compatibilidade com o solo, e condições climáticas. Os geossintéticos mostram-se ferramentas promissoras para a recuperação ambiental, mas sua aplicação bem-sucedida requer uma abordagem integrada e um entendimento aprofundado das características do projeto. Investigações adicionais são essenciais para otimizar o uso desses materiais e garantir sua eficácia e sustentabilidade a longo prazo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
