A EVOLUÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2845Resumen
A Educação Inclusiva pode ser idealizada como uma concepção de ensino contemporâneo que tem como finalidade garantir o direito de todos à educação. Ela implica em promover a igualdade de oportunidades e de valorizar as diferenças entre as pessoas. Isso significa que, independentemente de sua origem étnica, social, cultural, habilidades intelectuais, condições físicas, sensoriais ou de gênero, todas as pessoas devem ter a mesma chance de crescer e participar da sociedade. Nesse sentido, o objetivo principal deste artigo é abordar a evolução e a importância da educação inclusiva no Brasil. A metodologia adotada na elaboração deste artigo se deu de forma quanti-qualitativa, em que se adotou a pesquisa de cunho bibliográfica. Também foram utilizados, dados de matrículas referente ao Censo Escolar dos anos de 2010, 2015 e 2020 divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e Diretoria de Estatísticas Educacionais. Nesse sentido, os dados sugerem que houve um notável avanço no número de matrículas de alunos com deficiência no ensino regular nos últimos anos. Esse crescimento demonstra um progresso positivo em direção à inclusão, refletindo um maior reconhecimento da importância da integração desses alunos em ambientes educacionais comuns. Contudo, é fundamental que esse aumento seja acompanhado por melhorias contínuas nas condições e recursos oferecidos, para assegurar que esses alunos não apenas ingressem nas escolas regulares, mas também permaneçam e tenham sucesso em sua trajetória educacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
