Uma Uma reflexão sobre a omissão imprópria dos familiares nos casos de abuso sexual infantil
Uma reflexão sobre a omissão imprópria dos familiares nos casos de abuso sexual infantil
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.2947Resumen
O presente trabalho possui como tema a omissão imprópria dos familiares nos casos de abuso sexual infantil: uma análise jurídica e psicológica, tendo por objetivo esclarecer os fatores que levam a omissão imprópria dos familiares nestes casos. O problema de pesquisa se preocupa em responder o seguinte questionamento: como e por que ocorre a omissão imprópria dos familiares nos casos de abuso sexual infantil e os possíveis reflexos deste comportamento para as vítimas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado o método da revisão bibliográfica, por meio de livros, pesquisas, teses, dissertações e afins. Para tanto, os dados foram colhidos através de uma revisão de literatura, com pesquisas em doutrinas, periódicos e trabalhos acadêmicos, retirados em fontes eletrônicas, aplicáveis ao tema proposto, utilizando-se como descritivos as palavras “abuso infantil”, “omissão imprópria” e “prevenção”. Justifica-se a escolha desse tema em razão da importância de que medidas sejam tomadas, no âmbito jurídico, social e educacional para minimizar as consequências psicológicas e sociais para as vítimas, bem reduzir os próprios casos de abuso infantil. A conclusão a que se chega é que existem inúmeros fatores por traz da omissão dos garantes e que isso traz muitas sequelas para a vida das vítimas, de modo que é preciso reforçar as políticas públicas de cuidados para as crianças e adolescentes, bem como travar um sério combate a omissão imprópria diante do abuso sexual infantil.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
