ESPAÇOS PÚBLICOS E INCLUSÃO SOCIAL: INVESTIGANDO DIFICULDADES E CAMINHOS PARA A ACESSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3178Palabras clave:
Inclusão social. Espaços públicos. Acessibilidade. Equidade.Resumen
Este trabalho investiga as dificuldades para a promoção da inclusão social nos espaços públicos do município de São José do Egito, em Pernambuco. A inclusão social é uma prática essencial para integrar indivíduos com deficiência e promover o patrimônio em uma sociedade diversificada. O estudo tem como objetivo compreender as principais barreiras para a inclusão social e proporcionar soluções que possam auxiliar na criação de um ambiente mais acessível e justo. Utilizando uma abordagem qualitativa, uma pesquisa analisou percepções da população local, coletadas por meio de entrevistas com moradores, trabalhadores e frequentadores de espaços públicos. As respostas destacam tanto os avanços na adaptação de estruturas físicas quanto os desafios persistentes, como a falta de informação e preparação para promover um acolhimento adequado. A análise revelou que, embora existam medidas de inclusão em alguns espaços, muitos ainda carecem de adequações essenciais. Este estudo conclui que um esforço conjunto entre governo, sociedade e família é necessário para superar as lacunas existentes e para que a inclusão social se torne uma realidade acessível e inclusiva para todos os cidadãos.
Descargas
Referencias
BESSA, Liz. O que é inclusão social?. Politize, 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/inclusao-social/. Acesso em: 27 maio 2023.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. 34, 1998.
BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2000.
CNN BRASIL. Inclusão social: o que é e qual a sua importância. CNN Brasil, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/inclusao-social. Acesso em: 22 set. 2023.
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. Tradução de Antônio Pinto de Lima. 10. ed. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2002.
DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Tradução de Maria Helena G. M. Silveira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
IAMAMOTO, Marilda V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MAGALHÃES, Wanderson C. A Inclusão Social e a Popularização da Ciência e Tecnologia no Brasil. Brapci, 2006. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/100513. Acesso em: 18 jun. 2023.
MANDELA, Nelson. Longa caminhada até a liberdade. Tradução de Ivo Korytowski. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MOREIRA, Castro. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Brapci, 2006. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/100513. Acesso em: 18 jun. 2023.
MIRANDA, Maria Aparecida. A violência contra a mulher: uma análise crítica da lei Maria da Penha. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
SASSAKI, Romeu. Inclusão: a nova perspectiva da educação. São Paulo: Editora XYZ, 2019.
SASSAKI, Romeu. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
SÃO JOSÉ DO EGITO (PE). Projeto de Lei nº 3942/2008, sancionado pela Lei nº 12.073, de 2010. Inclusão Social. São José do Egito, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
