CÁLCULO DO RAIO DA TERRA UTILIZANDO UM TEODOLITO ELETRÔNICO: UMA ATIVIDADE EXTRACLASSE
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.3583Palavras-chave:
atividade extraclasse, raio da Terra, formação acadêmica, professor de matemáticaResumo
A atividade extraclasse é de suma importância para formação dos discentes em todos os níveis do ensino básico e do ensino superior, pois proporciona que os conteúdos abordados em sala se consolidem com atividades praticadas num ambiente diferente. Também desperta o interesse pelo conhecimento mais aprofundado de determinado tema e estimula a pesquisa. Desta forma, o presente trabalho pretende apresentar os procedimentos e resultados de uma atividade extraclasse (cálculo do raio da Terra) com os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Piauí – Campus Teresina Central, assim como tal atividade pode influenciar a formação acadêmica e profissional destes discentes e futuros professores de matemática.
Downloads
Referências
BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1991.
MILIES, Francisco César Polcino, BUSSAB, José Hugo de Oliveira. A geometria na Antiguidade Clássica. São Paulo: FTD, 1999.
O. DOLCE, J. N. Pompeo. Fundamentos da Matemática Elementar: Geometria espacial, posição e métrica. Vol. 10, Ed. 5, editora Atual, 2010.
MARQUES, H. R. et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 03, p. 718-741, nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005
BARASUOL, Fabiana Fagundes. Modelagem matemática: uma metodologia alternativa para o ensino de matemática. UNIrevista, Vol. 1, nº 02, abril 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

