TRABALHANDO O SISTEMA MONETÁRIO DE FORMA DIFERENCIADA COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3916Palabras clave:
Gestão escolar; educação infantil; liderança democrática.Resumen
Este trabalho buscou relatar uma experiência pedagógica realizada com alunos do 3º ano E da CMEB Elizabeth Sanchez Lacerda envolvendo a disciplina de matemática, especificamente conteúdos relacionados ao sistema monetário brasileiro. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um relato de experiência. A coleta de dados utilizou diário de campo, registros audiovisuais, observações e rodas de conversa com os alunos. A análise foi interpretativa, com foco nos significados das interações e nos avanços das aprendizagens. O resultado foi um texto formal e reflexivo que expressa as contribuições da experiência. Como principais resultados é possível afirmar que a atividade desenvolvida sobre o sistema monetário brasileiro evidenciou o valor de práticas contextualizadas no ensino da Matemática. Os alunos participaram com entusiasmo, aprenderam de forma significativa e desenvolveram competências sociais e cognitivas. A experiência mostrou que a matemática ganha sentido quando vinculada ao cotidiano e à vivência concreta dos estudantes.
Palavras-chave: Educação; Ensino; Escola.
Descargas
Referencias
BARROSO, Fabiana Pinheiro. Por um estatuto epistemológico da coordenação pedagógica na educação infantil. In: CONGRESSO NACIONAL EM EDUCAÇÃO, 4., 2021, Diamantina-MG. Anais [...]. Diamantina: [s.n.], 2021.
CARVALHO, Vanessa. A importância da gestão escolar na relação entre família e escola na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, v. 18, n. 2, 2002.
FERNANDES, Fabiana Silva; CAMPOS, Maria Malta. Gestão da educação infantil: um balanço de literatura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 156, p. 20-43, jan./mar. 2015.
JANUÁRIO, Samara de Oliveira; JANUÁRIO, Samila de Oliveira; MARTINS, Edivânia Santana dos Santos. A função do coordenador dentro da gestão democrática. In: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONTEMPORANEIDADE. Anais [...]. Natal (RN): Amplamente Cursos, 2019. Evento on-line.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. rev. ampl. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
MACHADO, Jéssica Mayara Nascimento; SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos. As rotinas na educação infantil e suas interfaces com o desenvolvimento integral das crianças. In: CONGRESSO NACIONAL EM EDUCAÇÃO, 4., 2021, Diamantina-MG. Anais [...]. Diamantina: [s.n.], 2021.
MORAES, Marizane Medianeira de. Desafios e perspectivas da gestão escolar na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 169, p. 472-489, maio/ago. 2018.
SILVA, Claudionor Renato. Coordenação pedagógica na educação infantil: alguns apontamentos gerais. REINPG, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 22-36, jan./jul. 2019.
SILVEIRA, Núbia Alves da. Trabalho de gestão na educação infantil. 2018. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
