O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS COM O TRANSTONO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: OPINIÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENAL DA CIDADE DE SANTO ANTONIO DOS MILAGRES SOBRE SUA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.61164/0wp1q934Palabras clave:
Opinião dos professores; Língua Portuguesa; Prática docente; Alunos com TEA.Resumen
A prática docente de professores de Língua Portuguesa no ensino de alunos com TEA, requer cada vez mais qualificação e estratégias inovadoras. Essa prática deve ser valorizada e ter apoio pedagógico constante, pois aqueles que estão em sala de aula são os que realmente sabem o que se passa entre “as quatro paredes”. Diante disso, justificamos a proposta de pesquisa sobre o ensino da Língua Portuguesa para alunos com o Transtorno do Espectro Autista – TEA: opinião de professores do ensino fundamental da cidade de Santo Antonio dos Milagres sobre sua prática docente. Este trabalho teve como objetivo geral investigar a opinião de professores do ensino fundamental da cidade de Santo Antônio dos Milagres sobre sua prática docente no ensino da Língua Portuguesa para alunos com o Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa é de natureza qualitativa, todo processo de coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2025, onde buscamos fundamentação teórica na literatura com que temos relevante e conforme o que pesquisamos. Os resultados foram apresentados estatisticamente e discutidos, alinhando-se aos autores pesquisados. Os resultados mostram que 80% dos profissionais não possuem formação específica ou cursos sobre Educação Inclusiva, ou TEA. 70% dos professores afirmam que não possuem nenhum conhecimento sobre estratégias de ensino para alunos com TEA. 20% responderam que sim, frequentemente, 50% disseram que sim, às vezes e 30% falaram que nunca usaram materiais concretos em suas aulas. 100% concordam que o uso de materiais concretos facilita a aprendizagem da Língua Portuguesa para aqueles com TEA. Portanto, esta pesquisa mostra a que ainda há muita carência de formação específica e que os profissionais de Língua Portuguesa necessitam de além de formação, mais apoio pedágio e materiais didáticos específicos para melhorar sua didática e, consequentemente, o processo de ensino aprendizagem de alunos com TEA.
Descargas
Referencias
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM -5. Porto alegre. Ed. 5. 2014.
BRASIL. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:< https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm >. Acesso em 10/06/2025.
CONCEIÇÃO, Marcos Vinicius Nascimento et al. O pape do professor como mediador no ensino da Língua Portuguesa para o aluno com Transtorno do Espectro Autista–TEA. 2023.
DE SOUSA, Adriano Faustino et al. Gestão inclusiva: contribuições do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista–TEA na opinião de gestores e professores de duas escolas da cidade de São Gonçalo do Piauí. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 9, p. e7991-e7991, 2024. Disponível em: <https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/7991> Acesso em: 10/06/2025. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n9-192
OLIVEIRA, Andreza Avelina de. A formação do professor de Língua Portuguesa e o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e perspectivas dos docentes de uma escola pública do município de Felipe Guerra-RN. 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufersa.edu.br/server/api/core/bitstreams/69b5ea76-0a83-4633-8324-fcb2703d3186/content>. Acesso em 10/06/2025.
SILVA, Sulamita dos Santos; SANTOS, Vitoria Garcia Domingos dos. Estratégias de ensino em língua portuguesa: contribuições para a educação inclusiva nas séries finais do ensino fundamental. 2024. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/6022/TCC_Ensino_L%c3%adngua_Portuguesa_Educa%c3%a7%c3%a3o_Inclusiva.pdf?sequence=1&isAllowed=y >. Acesso em: 10/06/2025.
SOARES, ANA FLÁVIA NOGUEIRA; ROCHA ,TAYNÁ MARQUES DA . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ferramentas para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de Língua Portuguesa. MACAPÁ – AP, 2025.
SOUSA, Adriano Faustino de. O ensino de matemática para alunos com transtorno do Espectro Autista: um estudo sobre as contribuições do jogo para educação básica . 1. ed. – Curitiba
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
