FATORES QUE INFLUENCIAM A TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR TERESINENSE: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA COMPRA DE CARROS
DOI:
https://doi.org/10.61164/ctskap52Palavras-chave:
Marketing, Comportamento do consumidor, Veículos automotores, Fatores Motivacionais, Decisão de compraResumo
Tomada de Decisão para realizar uma compra sempre foi um tema bastante estudado em cenários de grande concorrência e competitividade como se vive atualmente. O presente trabalho tem como objetivo analisar os aspectos que influenciam os consumidores de Teresina no processo de decisão de compra de veículos automotores. Utilizando uma abordagem quantitativa, a pesquisa foi realizada por meio de um questionário com 151 respondentes, fornecendo uma visão detalhada dos fatores internos e externos que afetam essa decisão. Os resultados mostram que fatores internos como gênero, faixa etária, estado civil, renda média familiar, nível de escolaridade e ocupação são determinantes significativos na decisão de compra. Os principais motivos de compra estão relacionados às necessidades familiares e profissionais, com o financiamento sendo a principal forma de aquisição. Este estudo se relaciona com a Teoria do Comportamento Planejado de Ajzen (1991), que sugere as atitudes, normas subjetivas e controle percebido fatores determinantes importantes nas intenções de compra e no comportamento real dos consumidores. A pesquisa mostrou que a intenção de compra é moldada por atitudes e percepções de controle. Além disso, a pesquisa relaciona-se com a Teoria das Necessidades Humanas de Maslow (1943), que postula que as necessidades humanas são hierarquizadas em uma pirâmide, desde as básicas até as de autorrealização. No contexto deste estudo, as necessidades de segurança, status social e autorrealização foram identificadas como motivações significativas para a compra de veículos. A posse de um veículo atende tanto a necessidades básicas de mobilidade quanto a necessidades psicológicas de status e autorrealização.
Downloads
Referências
AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991. DOI: https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2005.
FERREIRA, Andre; DEMUTTI, Carolina Medeiros; GIMENEZ, Paulo Eduardo Oliveira. A Teoria das Necessidades de Maslow: A Influência do Nível Educacional Sobre a sua Percepção no Ambiente de Trabalho. Universidade Federal Fluminense, 2012.
FENABRAVE. Emplacamentos. Disponível em: <https://www.fenabrave.org.br/Portal/conteudo/emplacamentos>. Acesso em: 17 jun. 2025.
HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades: Teresina. 2024. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/teresina/panorama>. Acesso em: 16 maio 2025.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Principles of Marketing. 18. ed. Hoboken: Pearson Education, 2021.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LEMOS, R. F. Avaliação de atributos de compra no processo de aquisição de automóveis de alto valor. 90 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
MASLOW, Abraham H. A theory of human motivation. Psychological Review, v. 50, n. 4, p. 370-396, 1943. DOI: https://doi.org/10.1037/h0054346
MEDEIROS, J. F.; CRUZ, C. M. L. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores. Teoria e evidência econômica, v. 14, p. 167-190, 2006.
NICOSIA, F. M. Consumer Decision Processes: Marketing and Advertising Implications. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1966.
PETRY, Tânia Regina Egert; TOMELIN, Carlos Alberto; AÑAÑA, Edar da Silva. A influência das crenças dos consumidores de Santa Catarina (SC) na compra de viagens e turismo: um estudo a partir da Teoria do Comportamento Planejado. Anais do Seminário da ANPTUR – 2016.
PINHEIRO, R. M. et al. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: FGV, 2011.
PORTO, R. B. Atitude do consumidor: estrutura dos modelos teóricos. Revista Brasileira de Marketing, v. 9, n. 2, p. 41-58, 2010. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2145
SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

