GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.

Autores/as

  • Marilda Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Sandra Karina Barbosa Mendes Universidade Federal do Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/mnzyt366

Palabras clave:

Gestão Democrática; Educação Infantil; Educação Inclusiva.

Resumen

Este artigo foca na revisão de literaturas de trabalhos que abordam a gestão democrática e a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Educação Infantil, dentre os anos 2018 a 2023. A pesquisa trata de um estudo com abordagem metodológica qualitativa, por intermédio da revisão de literatura de um total de 15 (quinze) produções, envolvendo teses, dissertações e artigos que integram a biblioteca eletrônica da SCIELO (Scientific Eletronic Online), a Biblioteca Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICIT) e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Nestes trabalhos objetivou-se identificar os primeiros estudos sobre o tema e os principais conceitos usados; identificar os locais onde o tema é mais pesquisado (área de conhecimento; nos programas de pesquisa do Brasil e em quais regiões); explicitar os subtemas associados; as principais teorias (epistemologias e teóricos acionados) usadas; os resultados e as lacunas. Os estudos mostram que as pesquisas sobre o tema, estão concentradas em programas de pós-graduação nas regiões Sudeste e Sul, que os subtemas mais comuns incluem práticas pedagógicas inclusivas, formação de professores, e políticas públicas de educação especial. A metodologia mais utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estudos de caso e análise documental. Os resultados indicam um crescente interesse na formação de professores e nas políticas de inclusão, mas evidenciam lacunas quanto à análise específica da gestão escolar no contexto da inclusão de alunos com TEA na Educação Infantil. Conclui-se que há uma necessidade urgente de aprofundar os estudos sobre o papel da gestão escolar na inclusão de alunos com TEA, especialmente na Educação Infantil, para subsidiar práticas pedagógicas mais eficazes e políticas públicas mais inclusivas.

Referencias

ALMEIDA, Tarcísio Mendel. Gestão escolar e seus impactos na educação inclusiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, RJ, 2022.

BAPTISTA, Claudio Roberto. Política pública, Educação Especial e escolarização no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e217423, 2019. Seção temática: Educação Especial.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

BOGDAN, Robert; BILKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRITO, Lucimara Gonçalves Barros. Formação continuada de gestores públicos de educação especial de Serra/ES pela via do grupo de estudo-reflexão. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.

CAVALCANTI, Sylvania Cristina Silva. Gestão escolar e inclusão social: o processo de uma escolar estadual de ensino médio de Ribeirão-PE / Sylvania Cristina Silva Cavalcanti – Nazaré da Mata, 2023.

FREITAS, Flaviane Pelloso Molina. Gestão escolar e inclusão: efeitos de um programa de formação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP, 2019.

HONÓRIO, Edna Maria de Oliveira. Gestão escolar democrática: desafios e possibilidades para o atendimento a criança com deficiência / Edna Maria de Oliveira Honório – São Mateus - ES, 2021.

LEPKE, Sonize O gestor da escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul: políticas educacionais na perspectiva da inclusão / Sonize Lepke. – 2019.

MAFASSIOLI, Andréia. Plano de Ações Articuladas: uma avaliação da implementação no município de Gravataí/RS. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ORNELAS, Maria Rosilei Oliveira dos Santos. Inclusão escolar: uma análise sob a perspectiva do gestor. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Araçuaí, MG, 2023.

OLSZEWSKI, Juliana Tasca. Desafios da gestão escolar no processo de inclusão na educação infantil. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Básica, Linha de Pesquisa Cultura, Ensino e Formação Docente) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, SC. Orientadora: Profa. Dra. Circe Mara Marques.

PEREIRA, D. J. H. D. S. (2011). O papel do gestor na busca por uma escola inclusiva no município de Novo Gama–Goiás. (Monografia - Especialização). Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, DF, Brasil.

ROSA, Maria de Fátima da. Gestão escolar e inclusão: trilhando caminhos para uma escola inclusiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú, 2022. Linha de pesquisa: Educativos e Inclusão. Processos.

SANTOS, Teresa Cristina Coelho dos. Práticas de gestão escolar, coordenação pedagógica e atendimento educacional especializado no contexto de uma escola municipal: um estudo sobre a inclusão escolar/ Teresa Cristina Coelho dos. Santos. Natal, RN, 2022.

SANTOS JÚNIOR, Abdoral Cardoso. A gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva a partir do Programa Escola Digna do Maranhão / Abdoral Cardoso Santos Júnior. – 2022

SILVA, Ana Mayra Samuel. Gestão Escolar: a Consolidação de uma Escola Inclusiva mediante a Intersetorialidade. 2018, 201f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente/SP. 2018.

SOUSA, Cristiane Sousa. A gestão escolar e o processo de inclusão de crianças com deficiência na educação infantil: um estudo no município de Feira de Santana – BA. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.

VIEIRA, Maria Angélica Cardoso. Gestão escolar e inclusão: os desafios da direção na rede privada de ensino. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

Publicado

2025-09-15

Cómo citar

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 17(1), 1-25. https://doi.org/10.61164/mnzyt366