GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
DOI:
https://doi.org/10.61164/mnzyt366Palabras clave:
Gestão Democrática; Educação Infantil; Educação Inclusiva.Resumen
Este artigo foca na revisão de literaturas de trabalhos que abordam a gestão democrática e a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Educação Infantil, dentre os anos 2018 a 2023. A pesquisa trata de um estudo com abordagem metodológica qualitativa, por intermédio da revisão de literatura de um total de 15 (quinze) produções, envolvendo teses, dissertações e artigos que integram a biblioteca eletrônica da SCIELO (Scientific Eletronic Online), a Biblioteca Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICIT) e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Nestes trabalhos objetivou-se identificar os primeiros estudos sobre o tema e os principais conceitos usados; identificar os locais onde o tema é mais pesquisado (área de conhecimento; nos programas de pesquisa do Brasil e em quais regiões); explicitar os subtemas associados; as principais teorias (epistemologias e teóricos acionados) usadas; os resultados e as lacunas. Os estudos mostram que as pesquisas sobre o tema, estão concentradas em programas de pós-graduação nas regiões Sudeste e Sul, que os subtemas mais comuns incluem práticas pedagógicas inclusivas, formação de professores, e políticas públicas de educação especial. A metodologia mais utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estudos de caso e análise documental. Os resultados indicam um crescente interesse na formação de professores e nas políticas de inclusão, mas evidenciam lacunas quanto à análise específica da gestão escolar no contexto da inclusão de alunos com TEA na Educação Infantil. Conclui-se que há uma necessidade urgente de aprofundar os estudos sobre o papel da gestão escolar na inclusão de alunos com TEA, especialmente na Educação Infantil, para subsidiar práticas pedagógicas mais eficazes e políticas públicas mais inclusivas.
Referencias
ALMEIDA, Tarcísio Mendel. Gestão escolar e seus impactos na educação inclusiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, RJ, 2022.
BAPTISTA, Claudio Roberto. Política pública, Educação Especial e escolarização no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e217423, 2019. Seção temática: Educação Especial.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
BOGDAN, Robert; BILKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRITO, Lucimara Gonçalves Barros. Formação continuada de gestores públicos de educação especial de Serra/ES pela via do grupo de estudo-reflexão. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.
CAVALCANTI, Sylvania Cristina Silva. Gestão escolar e inclusão social: o processo de uma escolar estadual de ensino médio de Ribeirão-PE / Sylvania Cristina Silva Cavalcanti – Nazaré da Mata, 2023.
FREITAS, Flaviane Pelloso Molina. Gestão escolar e inclusão: efeitos de um programa de formação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP, 2019.
HONÓRIO, Edna Maria de Oliveira. Gestão escolar democrática: desafios e possibilidades para o atendimento a criança com deficiência / Edna Maria de Oliveira Honório – São Mateus - ES, 2021.
LEPKE, Sonize O gestor da escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul: políticas educacionais na perspectiva da inclusão / Sonize Lepke. – 2019.
MAFASSIOLI, Andréia. Plano de Ações Articuladas: uma avaliação da implementação no município de Gravataí/RS. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
ORNELAS, Maria Rosilei Oliveira dos Santos. Inclusão escolar: uma análise sob a perspectiva do gestor. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Araçuaí, MG, 2023.
OLSZEWSKI, Juliana Tasca. Desafios da gestão escolar no processo de inclusão na educação infantil. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Básica, Linha de Pesquisa Cultura, Ensino e Formação Docente) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, SC. Orientadora: Profa. Dra. Circe Mara Marques.
PEREIRA, D. J. H. D. S. (2011). O papel do gestor na busca por uma escola inclusiva no município de Novo Gama–Goiás. (Monografia - Especialização). Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, DF, Brasil.
ROSA, Maria de Fátima da. Gestão escolar e inclusão: trilhando caminhos para uma escola inclusiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú, 2022. Linha de pesquisa: Educativos e Inclusão. Processos.
SANTOS, Teresa Cristina Coelho dos. Práticas de gestão escolar, coordenação pedagógica e atendimento educacional especializado no contexto de uma escola municipal: um estudo sobre a inclusão escolar/ Teresa Cristina Coelho dos. Santos. Natal, RN, 2022.
SANTOS JÚNIOR, Abdoral Cardoso. A gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva a partir do Programa Escola Digna do Maranhão / Abdoral Cardoso Santos Júnior. – 2022
SILVA, Ana Mayra Samuel. Gestão Escolar: a Consolidação de uma Escola Inclusiva mediante a Intersetorialidade. 2018, 201f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente/SP. 2018.
SOUSA, Cristiane Sousa. A gestão escolar e o processo de inclusão de crianças com deficiência na educação infantil: um estudo no município de Feira de Santana – BA. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.
VIEIRA, Maria Angélica Cardoso. Gestão escolar e inclusão: os desafios da direção na rede privada de ensino. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.