O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.61164/xt6yzv68Palavras-chave:
Educação Inclusiva; Educação do Campo; Atendimento Educacional Especializado (AEE).Resumo
Este estudo propõe uma reflexão sobre os conceitos, contextos e especificidades que envolvem a interface entre a Educação Inclusiva e a Educação do Campo, com ênfase na importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como expressão das políticas públicas voltadas às pessoas historicamente excluídas por suas diversidades físicas, culturais e identitárias. A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, e se apoia em autores como Mantoan (2002), Caldart (2002), Caiado e Meletti (2011) e Silva (2011), entre outros. Parte-se do pressuposto de que a Educação do Campo, articulada aos Movimentos Sociais, constitui-se como uma política social e uma categoria de luta. O objetivo geral é analisar, à luz de estudos e documentos legais, como se dá a implementação da escola do campo sob a perspectiva da inclusão, evidenciando o papel do AEE nesse processo. Os resultados indicam que a efetivação da Educação Especial Inclusiva e do AEE no contexto rural ainda ocorre de forma lenta, devido a múltiplos desafios: ausência de recursos, escassez de professores especializados, dificuldade de acesso às escolas por falta de transporte adequado, entre outras barreiras que confrontam os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Senado Federal. Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Subsecretaria de Edições Técnicas, Brasília, 2006.
______. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. 1996
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, MEC/SEF, 2008b
_________. Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário oficial [República Federativa do Brasil]. Brasília DF. 2011
CAIADO, K.R.M.; MELETTI, S.M.F. Educação Especial na educação do campo no estado de São Paulo: uma interface a ser construída. In: BEZERRA NETO, L.; BEZERRA, M.C.S. (Org.), Educação para o campo em discussão: subsídios para o Programa Escola Ativa. Brasília: SECADI, 2011 (prelo).
CALDART, Roseli Salete; CERIOLI, Paulo Ricardo; KOLLING, Edgar Jorge. Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2002. Coleção Por uma Educação do Campo, nº 4.
FERNANDES, Bernardo Maçando; MOLINA, Mônica Castagna. O campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia M. S. A. (Orgs.). Por uma educação do campo - contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. 2. ed. Brasília, DF: Ar ticulação Nacional “Por uma Educação do Campo”, 2005.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa De. O que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622006000200004
MINAYO, Marília Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: DESLANDES, Suely Ferreira de; GOMES, Romeu; MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 61-77.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2002
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria;.Fundamentos de metodologia. São Paulo: Atlas, ed. 5, 2005.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Saberes, imaginários e representações na educação especial: a problemática da “diferença” e da exclusão social. Petrópolis, RJ: Vozes: 2004. A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS:
PAULA, Ana Rita de. COSTA, Carmem Martini. A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
SOUZA, J. F. E A Educação Popular: ؟؟Quê?? Uma pedagogia para fundamentar educação inclusive a escolar, necessária ao povo brasileiro. Recife: Bagaço, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.