A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.61164/t0svmv79Resumen
O presente artigo propõe uma discussão sobre a inclusão e a acessibilidade de crianças com deficiência no ensino regular de escolas públicas, bem como investiga se tais crianças estão sendo integradas efetivamente em sala de aula, se os professores estão preparados pedagogicamente e se estão realizando um planejamento com base nas necessidades das crianças. Propõe ainda discutir a relação das crianças com deficiência em relação as demais crianças da escola e comunidade escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores, pedagogos e estagiários do curso de pedagogia que acompanham os alunos com deficiência. Os resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de formação continuada dos professores para atuarem com essas crianças, bem como a melhoria da estrutura física das escolas
Referencias
ARROYO, M. G. Oficio de Mestre: Imagens e Autoimagens. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1988.
BRASIL. Lei n∘ 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1996.
BRASIL. Decreto n∘ 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2011.
BRASIL. Lei n∘ 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 2. ed. Atualizada. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2002.
BRASIL. Politica de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf> Ministerio da Educação/Secretaria da Educação Especial. 2007.
DRAGO, Rogério. Inclusão na Educação Infantil. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
MACHADO, Rosângela. Educação Especial na Escola Inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas. São Paulo: Cortez, 2009.
MINAYO, Pesquisa social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 2013.
MICHELS, M. H. Formação de professores para a educação especial. In: ARRUDA, A. A. (Org.). Educação especial: desafios e possibilidades. Florianópolis: GEPEEP/CED/UFSC, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.