DEGRADAÇÃO DE CORANTE TÊXTIL POR MÉTODO INOVADOR UTILIZANDO LUZ SOLAR
Palabras clave:
têxtilResumen
O setor têxtil brasileiro ocupa a sexta posição como maior produtor do mundo, sendo o parque industrial mineiro o segundo maior do país. A indústria têxtil mineira encontra-se numa desconfortável posição, classificada como a quinta atividade industrial mais poluidora do estado. Sabendo que corantes têxteis não são biodegradáveis e de difícil remoção por processos físico-químicos, os efluentes gerados por indústrias têxteis normalmente possuem altas concentrações de contaminantes orgânicos (corantes) quando descartados no meio ambiente. Tendo em vista a demanda pelo estudo da degradação de contaminantes presentes em efluentes têxteis, neste trabalho fez-se a investigação da degradação fotocatalítica do corante preto remazol utilizando-se o TiO2 comercial P25 (Degussa). No estudo de adsorção observou-se que a capacidade máxima do corante preto remazol adsorvida pelo TiO2 foi de 13 mg g-1 e o tempo de equilíbrio foi de aproximadamente 60 minutos. O estudo do efeito da concentração de TiO2 velocidade da reação mostrou que a constante de velocidade de descoloração do corante aumenta linearmente de 10 a 60 mg de TiO2. Reações realizadas com diferentes concentrações de oxigênio dissolvido mostraram que a eficiência destas reações depende deste reagente. Estudos comparativos entre reações realizadas utilizando-se luz ultravioleta originária de lâmpadas germicidas e luz solar, mostraram que a utilização de luz solar apresenta maior eficiência para a degradação do corante preto remazol.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
