A DOCÊNCIA NA SOCIEDADE MODERNA: SUPERANDO OBSTÁCULOS E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/dk4nrt86Palabras clave:
Formação docente, Docência contemporânea, Desafios docentes, Educação e contemporaneidadeResumen
Ser docente na contemporaneidade é um desafio que demanda contínua adequação diante das dinâmicas transformações sociais, tecnológicas e culturais. Este artigo tem por objetivo investigar as competências primordiais para o desempenho do trabalho docente na atualidade, assim como os reveses enfrentados no dia a dia escolar. A metodologia empregada foi qualitativa, com análise bibliográfica fundamentada na leitura crítica de obras de autores reconhecidos nas áreas da educação. Os resultados mostram que, para além do domínio da matéria em que se especializaram, os docentes necessitam amplificar habilidades socioemocionais, versatilidade e competências digitais a fim de lidar com a pluralidade de estudantes e os contínuos desenvolvimentos pedagógicos. Entretanto, deparam-se igualmente com obstáculos como o excesso de tarefas, a desvalorização profissional e as adversidades relacionadas à administração escolar. Conclui-se que, para trabalhar de maneira produtiva na contemporaneidade, o docente precisa adequar suas competências técnicas e afetivas, obtendo suporte oficial que incentive sua qualificação permanente, bem como a satisfação no ambiente educacional.
Descargas
Referencias
ÁVILA, Izabel Cristina Galiaço; SOUZA, Ana Cristina Marques de. Desafios da docência: enfrentamentos do fazer pedagógico na formação dos professores na contemporaneidade. Revista Educação Pública, v. 20, nº 16, 5 de maio de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/16/desafios-da-docencia-enfrentamentos-do-fazer-pedagogico-na-formacao-dos-professores-na-contemporaneidade. Acesso em: 11 set. 2025.
BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Trabalho docente e modelos de formação: velhos e novos embates e representações. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 40, nº 140, p. 427-443, maio/ago. 2010. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/16/desafios-da-docencia-enfrentamentos-do-fazer-pedagogico-na-formacao-dos-professores-na-contemporaneidade . Acesso em: 29 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200007
ESTEVE, José M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: EDUSC, 1999.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. (Org. Massimo di Felice). São Paulo: Paulus, 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2013.
MASLACH, Christina; LEITER, Michael P. The Truth About Burnout: How Organizations Cause Personal Stress and What to Do About It. San Francisco: Jossey-Bass, 2001.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, António. Conversas pedagógicas: formar(-se) para a docência nas licenciaturas. In: ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan (Org.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 89-91. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/sest/v27n59/1414-5138-sest-27-59-0137.pdf. Acesso em: 12 out. 2025.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Emerson Aparecido Augusto, Fabrício Augusto Correia da Silva, Anderson Vinicius Dell Piagge Piva, Aldeni Barbosa da Silva, Marcelo Máximo Purificação, Antônio Cesar Aielo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
