PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
COMPREENDENDO SEU VALOR NA ALFABETIZAÇÃO.
Palabras clave:
Letramento, Prática pedagógicaResumen
Este artigo apresenta como tema central o processo de alfabetização na prática do letramento. Nas experiências em sala de aula, tanto nos anos iniciais do ensino fundamental, quanto em anos mais avançados, percebe-se a dificuldade dos discentes no ciclo da alfabetização: alunos que não leem corretamente e outros que leem, mas não conseguem fazer uso da leitura, isto é, não interpretam o que foi lido. A partir dos estudos realizados, pode-se perceber que há concordância no que se refere a alfabetização e sua definição: como domínio sistemático do ler e escrever, entendida como habilidades de codificação; embora exista questionamento quanto a eficiência desse conceito, por acreditar ser meramente mecânico e necessitar ser associado à prática do letramento para justificar a sua finalidade, que é inserir o leitor no âmbito da leitura e na construção do seu conhecimento. O objetivo deste trabalho consiste em refletir sobre o papel do professor, para que este consiga no seu fazer pedagógico contemplar uma proposta de alfabetizar letrando seus alunos, contribuindo na formação de leitores e escritores atuantes e reflexivos. Ao reportar à justificativa e ao objetivo aqui proposto, levantou-se a seguinte pergunta problema: Como a alfabetização e letramento, em sua prática pedagógica, pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos? A metodologia usada foi uma pesquisa bibliográfica, utilizando obras e artigos de Magda Soares (2003, 2004), Emilia Ferreiro (1995) Freire (1991) entre outros.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
