TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Desafios para a inclusão escolar
Palabras clave:
Transtorno do Espectro do Autismo, Educação Infantil, InclusãoResumen
Este trabalho aborda o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Educação Infantil considerando a necessidade de estratégias educativas ou padrões metodológicos que sejam eficazes para incluir em uma sala regular os alunos com esse diagnóstico. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96) e a Constituição Federal (1988), toda criança tem direito á educação, preferencialmente na rede regular de ensino. O presente artigo tem como objetivo identificar as possibilidades de inclusão da criança que apresenta transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação infantil, na escola regular. A metodologia utilizada consiste em uma revisão de literatura, descritiva quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem do problema. Indivíduos com este transtorno do neurodesenvolvimento infantil (TEA) apresentam dificuldades na interação social, comunicação, padrão de comportamento restritivo e repetitivo, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. Sabe-se que a educação inclusiva é um ato de acolher todo o indivíduo independente de sua diferença na rede regular de ensino e é recomendada á nível mundial e nacional. Assim sendo, os professores e a escola devem se preparar para receber este aluno de maneira a contribuir para o seu desenvolvimento, entendendo a necessidade de um olhar diferenciado pelos educadores em sala de aula, no sentido de buscar alternativas educativas que venham a atender estas crianças tanto no aspecto cognitivo, afetivo, quanto na interação com os colegas. Julga-se necessário verificar os desafios enfrentados pela escola ao incluir um aluno com TEA na educação infantil e as práticas pedagógicas que colaboram com um melhor trabalho efetivo em sala de aula incluindo o mesmo nas atividades escolares.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
