ESTUDO COMPARATIVO DO MODELO DE CÁLCULO I E II PARA DIMENSIONAMENTO DA ARMADURA TRANSVERSAL DA NBR 6118 (2014)
Palabras clave:
Esforço Cortante, Estribos, Modelos de CálculoResumen
A NBR 6118 (2014) sugere dois modelos para calculara armadura transversais em vigas de concreto armado que estão sujeitas ao esforço cortante, que são o Modelo de Cálculo I e Modelo de Cálculo II. O atual estudo tem como objetivo avaliar qual desses dois casos é o mais econômico na utilização de estribos. Calculou-se o espaçamento dos estribos em ambos os métodos variando: vão, carga e altura das vigas, a inclinação do ângulo θ da biela comprimida no Modelo II para 30º, e mantendo um padrão na menor largura da seção (bw) e na classe de concreto, totalizando 5 vigas bi apoiadas. Como resultado percebeu-se que adotar o Modelo de Cálculo II com inclinação de 30º resulta em espaçamentos maiores e, consequentemente, menos consumo de estribo, chegando a ser 27,27% mais econômico que o Modelo de Cálculo I.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
