O USO PROLONGADO DE FÁRMACOS GLICOCORTICOIDES E O DESENVOLVIMENTO DA SÍNDROME DE CUSHING
Palabras clave:
Cortisol, Glicocorticoides, Síndrome de CushingResumen
O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tipo revisão de literatura, com o objetivo de relacionar o uso prolongado de glicocorticoides com o desenvolvimento da Síndrome de Cushing. O cortisol é um hormônio produzido nas glândulas suprarrenais, precisamente na zona fasciculada do córtex adrenal, essencial para a vida, exercendo várias funções sobre o metabolismo dos carboidratos e lipídeos. Os fármacos glicocorticoides, atuam sobre o sistema orgânico e, em detrimento de suas ações, encontra-se entre a classe de fármacos mais utilizados na terapêutica, sendo um potente anti-inflamatório e imunossupressor. Pesquisas mostram que o uso prolongado e indiscriminado de medicamentos glicocorticoides para tratamento de reações alérgicas, inflamatória ou qualquer processo patológico que desencadeia uma resposta de autodefesa pelo nosso organismo, pode levar ao desenvolvimento da Síndrome de Cushing. A Síndrome de Cushing é uma doença caracterizada por vários sinais e sintomas tais como depósitos de gordura no corpo, estrias na pele, emagrecimento e cicatrização lenta, provocados por uma desordem endócrina causada por elevados níveis de cortisol no sangue, o que acontece em caso de pacientes expostos ao uso dos glicocorticoides. O tratamento da Síndrome de Cushing tem como finalidade reduzir e tornar inalterável os níveis de cortisol. Se a doença estiver sendo estabelecida por causa do uso de medicamentos glicocorticoides, o profissional capacitado deverá suspender de forma gradativa a medicação, até conseguir maneiras diferentes de tratar a doença que precisava do uso com esta terapia. Percebe-se que o uso crônico dos glicocorticoides pode desencadear o desenvolvimento da Síndrome de Cushing, sendo de suma importância que as pessoas que utilizam esses medicamentos, sejam orientadas quanto aos efeitos secundários pelo farmacêutico ou profissional capacitado, pois a doença se desenvolve silenciosamente e acarreta serias complicações ao organismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
