ALIENAÇÃO, REIFICAÇÃO E FETICHISMO DA MERCADORIA CONFORME AS CONCEPÇÕES MARXISTAS
Palabras clave:
Alienação, Reificação, Fetichismo da mercadoria, Sociedade consumista, Abolição fetichismoResumen
O presente artigo analisa a alienação, a reificação e mais especificamente o fetichismo da mercadoria segundo as concepções marxistas. Karl Marx discutiu inicialmente o fetichismo da mercadoria no Livro “O Capital”, o qual retrata o caráter que a mercadoria possui na sociedade capitalista, ou seja, a ocultação da exploração das relações de trabalho. Para entender esta exploração, o artigo explana o conceito de trabalho, sua importância e as relações de trabalho na visão de Karl Marx. Explana ainda o que é reificação e alienação do trabalho. Finaliza com a análise do fetichismo da mercadoria na sociedade consumista atual, concluindo que as relações foram invertidas, ou seja, as pessoas agem como objetos e os objetos são percebidos como pessoas, causando assim uma dependência dos produtos. As pessoas consomem não por necessidade, mas pelo fato do consumismo ter se tornado uma condição de satisfação e felicidade. A publicidade e o marketing invadem a mente das pessoas e faz com que elas agreguem valores aos produtos, gerando uma falsa sensação de liberdade e satisfação pessoal. Marx imagina a sociedade comunista como a forma de abolição do fetichismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
