A RELAÇÃO HOMEM - NATUREZA NO VALE DO MUCURI:
por uma ética ambiental
Palabras clave:
Homem, Natureza, Ética Ambiental, Vale do MucuriResumen
Partindo do pressuposto de que a natureza é fonte de vida dos seres humanos e demais seres vivos, a relação homem - natureza deveria ser harmoniosa e com princípios de sustentabilidade. Este trabalho objetiva abordar princípios da relação do homem com os recursos naturais, numa dimensão ética, trazendo elementos das atuais e perspectivas futuras para o vale do Mucuri, que vive um paradoxo ambiental e social quanto ao uso e ocupação do solo. A relação entre as sociedades humanas e a natureza sob a ótica de Marx e Engels, demonstra que a economia de base capitalista é danosa aos recursos naturais, sendo que o ecossocialismo possui como perspectiva o resgate da harmonia entre o homem e os recursos naturais. De acordo com as abordagens teóricas que fundamentam a ética ambiental, a relação do homem com a natureza pode ser dividida em dois grandes grupos: antropocentrismo e eco centrismo. Enquanto no antropocentrismo o homem entende o mundo baseado em seus interesses, e a natureza possui valor instrumental, o ecocentrismo traz uma ética que atribui à natureza um valor próprio, tentando superar o paradigma antropocêntrico. O vale do Mucuri está localizado integralmente no bioma Mata Atlântica, e nas últimas décadas, sofre fortes pressões por desmatamentos, incêndios florestais e degradação dos recursos hídricos. Essa região vive um paradoxo ambiental e social tornando necessário enfrentamento em nível territorial, com políticas públicas adaptadas às particularidades regionais, bem como mudança na relação dos indivíduos com os recursos naturais, que culmine em atitudes sustentáveis, dentro da ética ambiental.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
