AVALIAÇÃO DA RESISTENCIA À COMPRESSÃO SIMPLES DO SOLO UTILIZANDO GRELHA DE BAMBU COMO REFORÇO
Palabras clave:
Reforço de solo, Geotecnia Sustentável, BambuResumen
A técnica construtiva em solo reforçado é um dos métodos executivos mais antigos, alcançando condição industrial no início da década de 70. Patenteada pelo Professor Henry Vidal, conhecida mundialmente como terra armada, trata-se da execução de uma estrutura de contenção em solo reforçado com fitas metálicas e paramento frontal em placas de concreto. Reforço de solo consiste em associar ao mesmo um material adequado para resistir a elevados esforços de tração, compressão, flexão e/ou cisalhamento, com intuito de melhorar a estabilidade, aumentar resistência e reduzir a deformidade do maciço. Atualmente, é crescente na construção civil a busca por materiais sustentáveis de baixo custo. Considerando o desempenho de suas propriedades químicas, físicas e mecânicas várias pesquisas concluíram ser o bambu um material de reforço natural, com grande potencial para melhoria e estabilização do solo. Neste contexto, o principal objetivo desta pesquisa é a avaliação da utilização do bambu da espécie Bambusa vulgaris vittata, em formato de grelha, como reforço de um solo silte arenoso. Para isso foram realizados ensaios de caracterização do solo com o qual foi possível descobrir que se tratava de um silte arenoso, através do ensaio de compactação obteve-se uma umidade ótima de 20,7%. Para os ensaios de compressão simples foram moldados corpos de prova (CPs) com solo puro e com a inclusão de bambu entre as camadas, obtendo como resultado um aumento de 24% da resistência à compressão simples e uma diminuição de 15% da deformação axial específica, nos CPs com o bambu em formato de grelha, se comparados aos resultados obtidos nos CPs com apenas solo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
