Utilização de sites e aplicativos como ferramentas de auxílio à aprendizagem
Palabras clave:
Ensino, Google Docs, Duolingo, Khan Academy, GamificaçãoResumen
Em plena era tecnológica digital, em que os jovens são denominados nativos digitais, surgem a todo o momento ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula, facilitando o aprendizado. A maioria delas aliadas a gamificação, que instiga ainda mais o aluno em suas atividades de aprendizado, com desafios, missões e rankings. O presente artigo busca verificar as funcionalidades das ferramentas Khan Academy, Google Docs e Duolingo em sala de aula visando a aulas mais interativas, envolventes e completas. Para o desenvolvimento deste, foram feitos testes iniciais em duas turmas, uma de 1º ano do Ensino Médio e outra de 5° ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular de Teófilo Otoni após instruções de uso delas. Ao final, os alunos e o professor responderam a um questionário sobre qual o retorno didático que tiverem quanto à ferramenta, se contribuiu para o aprendizado, entre outros. A tecnologia aliada a conteúdos traz oportunidades de ensino dentro e fora da sala. Os dispositivos móveis e computadores, aliados aos recursos de jogos com desafios, metas a serem alcançadas e “certa dose” de competição trazem estímulo ao aluno. No término dos testes, chega-se à conclusão de que a busca por introduzir as ferramentas no ambiente escolar, de maneira cuidadosa e bem planejada, trará grandes ganhos tanto para estudantes como instituições de ensino.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
