PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
UM OLHAR SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO INFANTIL
Palavras-chave:
criança, ensino, aprendizagem, desenvolvimentoResumo
O objetivo dessa pesquisa é descrever o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação física escolar no ensino infantil. Para a constituição da presente pesquisa, foi utilizada como recurso metodológico para formulação do estudo, a revisão bibliográfica. Essa metodologia, oferecer ao pesquisador estratégias de conhecimentos já estuados, de modo a possibilitar a elaboração resolutiva frente à natureza do fenômeno estudado. Dando-lhe, as possíveis soluções diante de conteúdos relevantes. Os recursos didáticos e metodológicos assumem a corresponsabilidade no contexto da educação. Pois, as mudanças que ocorrem no mundo do ensino precisa adaptar a realidade e demanda inovação. E para isso ocorrer satisfatoriamente, a metodologia ativa vem para contribuí na busca de novos horizontes, de modo a dialogar no processo de ensinoaprendizagem. O uso da metodologia ativa implica articular ação planejada em espaço de discussão pedagógica e didática. Isto é, no que diz respeito a sua aplicabilidade. Nesse rol, a educação física escolar no âmbito do ensino e aprendizagem com criança, trata-se do conhecimento prévio que a criança tem dos espaços físicos e sua relação com o meio. Propomos, desta maneira, que a educação física escolar quando desenvolvida no seio da metodologia ativa, oferecem elementos estruturante de compreensão do corpo, cognição, afetivo, emocional, movimento, tamanho, altura e outros aspectos, que dão subsídios para o processo de aprendizagem. Essas questões constituem-se como meio ativo para desenvolver da criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

