A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO DE CRIANÇAS DESNUTRIDAS
Palabras clave:
Desnutrição, Desnutrição Infanti, EnfermagemResumen
O presente estudo teve por objetivo descrever as principais ações da equipe de enfermagem frente à desnutrição infantil e suas consequências. Trata-se de uma revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada por meio das bibliotecas virtuais Google Scholar; LILACS; BIREME E BVS. A busca da literatura abrange os meses de janeiro a agosto de 2021. Os descritores utilizados foram: “Desnutrição Infantil”; “Enfermagem”; “Desnutrição”, nos idiomas, português, inglês e espanhol. Utilizou-se a análise documental como principal técnica de apreensão de dados, de forma a permitir a compreensão dos achados no estudo. A Desnutrição Infantil (DI) é considerada uma doença de causas multifatoriais, com ligação direta ao meio social, econômico e cultural que o indivíduo está inserido, tornando-se um fator determinante que influencia diretamente no desenvolvimento e na qualidade de vida das crianças e seus familiares. Quando a desnutriçãoocorre no primeiro ano de vida e não é tratada adequadamente, pode causar danosirreversíveis à criança. Sendo mais frequentes a ocorrência de danos na memória, aprendizagem, desenvolvimento locomotor cognitivo e também e prejuízos mentais. A desnutrição infantil continua sendo o problema de saúde pública mais importante nos países em desenvolvimento. Assim, nesse estudo, evidenciou - se que a enfermagem possui uma atuação fundamental no enfrentamento da desnutrição infantil, sendo suas atividades desempenhadas de forma integral, com foco na orientação e prevenção de danos à saúde. Além disso, o estudo mostrou que o monitoramento de crianças em risco de desnutrição constitui um processo desempenhado com maior frequência no contexto da atenção primária à saúde e constitui uma ação multidisciplinar e deve integrar aspectos relacionados a realidade sociocultural e econômica da família.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
