FATORES ASSOCIADOS AO DESMAME VENTILATÓRIO MECÂNICO EM PACIENTES COM LESÃO RENAL
Palavras-chave:
Síndrome da Angústia Respiratória Aguda, Posição prona, Pacientes críticosResumo
Muitos pacientes submetidos a ventilação mecânica tem a função renal comprometida, por isso tem se tornado um fator relevante de observação dentro da Unidades de Terapia Intensiva, simultaneamente outra situação vivida é o desmame ventilatório, utilizando-se de critérios que engloba a ausência de insuficiência renal. A ventilação mecânica auxilia na manutenção da oxigenação e/ou ventilação, com objetivo de diminuir a atividade da musculatura respiratória e do gasto de oxigênio, consequentemente, reduzindo o desconforto respiratório dos pacientes por meio de alguns parâmetros do ventilador, sendo necessário o desmame após a inibição do patógeno causador do problema respiratório. O desmame, definindo-se pelo protocolo de retirada do paciente da ventilação artificial para a espontânea, compete alguns critérios como resolução ou estabilização da doença de base, adequada troca gasosa, estabilidade hemodinâmica e capacidade de respirar espontaneamente. Assim, descrever como os efeitos da ventilação mecânica, diminuição do débito cardíaco, liberação sistêmica dos inflamatórios e efeitos dos gases arteriais, interferem na função dos rins e associar o desmame ventilatório com a insuficiência renal. Portanto, o emprego da Ventilação Mecânica Invasiva com pressão positiva no final da expiração em estados graves combinadas com o tempo de uso, podem provocar patologias à função renal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

