SAÚDE DA MULHER NO ESTADO DO TOCANTINS: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO SOBRE O CÂNCER DE MAMA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.1432Resumo
Apesar dos avanços na saúde pública no que tange a saúde da mulher, o câncer de mama ainda é uma neoplasia incidente na população feminina. O Tocantins é o estado mais novo da federação e estudos que evidenciem particularidades epidemiológicas sobre saúde da mulher são necessários. Nesse sentindo, o objetivo desse estudo foi evidenciar o perfil de mulheres acometidas pelo câncer de mama entre os anos de 2013 a 2021 utilizando como referência o banco de dados do DataSUS. Nossos resultados evidenciaram que no período estudado cerca de 4% dos casos pertenciam ao norte do país, no qual a faixa etária mais acometida foi entre 35 a 69 anos, com o maior índice entre 50 a 59 anos apresentando 4.101 casos (27,72%) seguido por 40 aos 49 anos e 60 a 69 anos com 4.079 casos (25,57%) e 2.772 casos (18,73%), respectivamente. Além disso, o estado do Tocantins totalizou 1.498 casos de câncer de mama, em que a faixa etária entre 50 aos 69 anos foi responsável por 687 casos (45,86%) e entre 40 aos 49 anos culminou em 416 casos (27,77%). Ademais, foram realizadas 99.545 mamografias no estado no período de estudo a fim de se obter o diagnóstico de câncer de mama. Em adição, uma mortalidade de 7,5 de mortes a cada 100.000 mulheres entre os anos. Em conclusão, apesar do câncer de colo de útero ser descrito como o mais incidente na região, faz-se necessário políticas públicas que incorporem medidas de promoção e prevenção à saúde da mulher no que tange o rastreio do câncer de mama na população do estado.
Palavras-chave: Câncer de mama. Tocantins. Saúde da mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

