A DANÇA COMO MELHORIA DA CONSCIÊNCIA CORPORAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
Deficientes visuais., Dança, Consciência CorporalResumo
Os novos paradigmas mundiais apontam para a necessidade de um tratamento mais humanizado com pessoas que apresentam deficiência, atendendo este princípio, a dança pode ser um instrumento humanizador e de compromisso com os deficientes, entre eles, o deficiente visual. A limitação do indivíduo com esta deficiência está relacionada à percepção visual, entretanto suas outras fontes de percepção estão intactas e possibilitam a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar a dança como melhoria da consciência corporal de crianças com deficiência visual, como instrumento de socialização, aprimoramento de habilidades básicas e dos padrões fundamentais do movimento. Através desta pesquisa foi possível concluir que a dança possui um valor significativo para aprimoramento da coordenação, noção espacial, autoestima, concentração, segurança e socialização, entre outros tantos pontos positivos, contribuindo assim de forma significativa na vida dos deficientes visuais. Possibilita a superação de limites impostos pela deficiência, ampliando as possibilidades motoras com a execução de movimentos conscientes, promovendo a melhoria do equilíbrio e da locomoção, da realização pessoal e propicia uma vida ativa. A pesquisa caracteriza-se quanto aos meios como uma pesquisa bibliográfica, feito através de uma revisão de literatura realizada com livros que versam sobre inclusão social, dança, dança associada a pessoas cegas e artigos acadêmicos pesquisados no google acadêmico, google books e demais sites onde encontram-se produções científicas que discutem essa temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

