A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA AMA DE ITAGUAÇU PROCESSO DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS
Palavras-chave:
Farmácia Cidadã, Medicamentos Excepcionais, Atuação do FarmacêuticoResumo
O projeto da farmácia cidadã estadual, surgiu da necessidade de ampliar o acesso aos medicamentos excepcionais e de aprimorar a qualidade dos serviços e acompanhamento aos usuários de medicamentos de alto custo do estado do Espírito Santo, pois as condições das farmácias antigas/CREFES eram deficientes, lentas e superlotadas. A importância do farmacêutico como representante da AMA (Agência Municipal De Agendamento) de Itaguaçu na Farmácia Cidadã Estadual, onde é realizado a abertura e manutenção de processos de medicamentos do componente especializado, visto que é primordial portar do conhecimento técnico da área farmacêutica para garantir melhor acesso e orientação, e distinguir as diversas linhas terapêuticas. De acordo com a solicitação médica, os protocolos clínicos, diretrizes terapêuticas e ainda a disponibilidade da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), será necessário para a abertura de um processo de solicitação de medicamentos excepcionais, popular “Alto Custo”, vários instrumentos científicos, tais como: laudos médicos, diagnóstico por imagem, exames sanguíneos, seguindo conforme os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e do Ministério da Saúde. Este artigo também apresenta o fluxo de atividades executadas pelo farmacêutico e suas responsabilidades, no qual o acompanhamento clínico e promoção a saúde, tornam se necessário nas aberturas e manutenção dos processos, visando o acompanhamento dos processos contribuindo com a evolução do estado físico e psíquico dos usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.