CRIMES AMBIENTAIS:
UMA ANÁLISE SOBRE O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO – MARIANA, MG
Palavras-chave:
Barragem, Mariana, Alteamento, Rio DoceResumo
A indústria da mineração representa importante fatia da economia brasileira, e representa a manutenção de postos de trabalho e arrecadação de impostos para inúmeras cidades do país. Porém representa também o desgaste de recursos naturais que, se não recompensados, podem representar na destruição completa de inúmeros ecossistemas. A tragédia de Mariana ressalta a necessidade de fiscalização do setor de mineração e demonstra os impactos que podem causar quando as construções usadas para reter os rejeitos do processo não são eficientes. O desastre, além de ceifar vidas e arrasar com a economia das cidades no entorno da barragem de Fundão, causou destruição permanente na Bacia do Rio Doce e afetou diretamente a economia baseada nos recursos oriundos desse bioma, e se mostra um desafio para o Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.