O EFEITO DA TERAPIA DO ESPELHO NA DOR E SENSAÇÃO FANTASMA
Palavras-chave:
Terapia do espelho, dor fantasma, sensação fantasma, amputaçãoResumo
A amputação em até 80% dos casos é seguida de dor ou sensação do membro fantasma. A dor fantasma pode ser entendida como uma apresentação álgica nesse membro amputado, a sensação fantasma, por sua vez é a impressão, a sensação vívida de que membro ainda estar ali, ativo. A TE (terapia do espelho) é uma técnica que se baseia na ativação de neurônios espelhos e vem sendo usada no tratamento destas condições. Se trata de uma técnica simples e de baixo custo utilizandose apenas de um espelho posicionando no meio de uma caixa com duas lacunas para a introdução dos membros do paciente. Este estudo tem como objetivo principal analisar o efeito da terapia do espelho na dor e sensação fantasma. Este trabalho baseia-se em uma ampla revisão da literatura científica sendo delineado como revisão bibliográfica. Sendo assim, foram utilizadas as bases de dados virtuais SCIELO, PEDro, PubMed, LILACS e Google Acadêmico. Através desta pesquisa foi possível notar que a TE se faz eficaz no tratamento da dor e sensação fantasma, podendo sua implementação ser de grande valia no tratamento destas condições. Entretanto, não existe uma padronização na aplicabilidade da TE, variando desta forma de autor para autor, se fazendo necessário mais estudos sobre o assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

