A IMPORTÂNCIA DA DRENAGEM LINFÁTICA NO PÓS OPERATÓRIO EM ABDOMINOPLASTIA:
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Drenagem Linfática, Fisioterapia, AbdominoplastiaResumo
A abdominoplastia é uma das muitas técnicas de cirurgia plástica que envolvem o abdome, sendo a mais comum uma incisão horizontal subumbilical ou suprapúbica com deslocamento do umbigo para remover o excesso de tecido da parte inferior do tronco, coxas e braços. Indicado principalmente para os seguintes grupos de tecidos pendentes, visando melhor controle dos contornos corporais devido ao envelhecimento, gravidez, múltiplas cirurgias abdominais ou perda de peso significativa. A pesquisa bibliográfica será realizada á partir da consulta, leitura e analise precisa de artigos e pesquisa científica, livros, dissertações, dentre outros Repositórios Digitais de domínio público, que fornecer conhecimentos relevantes sobre a importância das manobras de drenagem linfática no pós-operatório em abdominoplastia nos últimos cinco anos (2015-2020). A abdominoplastia destina-se à remoção de gordura localizada no abdome inferior, assim como da flacidez de pele ao redor da região umbilical e das estrias situadas entre o umbigo e os pelos pubianos. A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual desenvolvida para estimular o sistema linfático a retirar o excesso de líquido do corpo; além de promover relaxamento e bemestar. A drenagem linfática artificial tem se mostrado eficaz na cirurgia de abdominoplastia, auxiliando no processo de cicatrização, reduzindo edemas, absorvendo hematomas e seromas, reduzindo a dor causada pelo procedimento e proporcionando aos clientes benefícios e resultados satisfatórios. O principal objetivo desta técnica é drenar todo o excesso de líquido de áreas do corpo enquanto busca uma melhor oxigenação dos tecidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

