EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO AGENTE TRANSFORMADOR NOS ANOS INICIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO MUNICÍPIO DE CARAVELAS, BAHIA, BRASIL
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Preservação, PedagogiaResumo
Grande parte dos problemas que a sociedade encontra relacionados às questões ambientais se deve à falta de informação e à consciência crítica da sociedade como um todo. Contudo é relevante a prática de EA nas escolas, buscando desenvolver mentes conscientemente ambiental. O trabalho busca responder as seguintes questões, “quais práticas de EA estão sendo aplicadas nas séries iniciais da Educação Básica? ” “Como a prática da Alfabetização Ambiental pode contribuir para a formação de agentes transformadores? ”. O objetivo do estudo é realizar um levantamento das práticas de EA usadas nas séries inicias por professores da Educação Básica, além averiguar se estes consideram relevantes estas práticas como possibilidades de tornar seus alunos agentes transformadores das questões ambientais. Para a realização deste estudo, optouse por utilizar a ferramenta online google forms para montar o questionário. O período de coleta de dados foi entre fevereiro a março, tendo a participação de 7 professoras do Município de Caravelas, Bahia. As professoras destacam práticas de EA como auxiliadoras no processo de alfabetização ecológica, estas práticas e vivências possibilitam a formação de agentes transformadores socioambientais. A falta de conscientização no assunto, falta de verbas para aulas de campo ou práticas, ausência ou inexistência de cursos de formação continuada sobre EA, são alguns entraves apontados pelas educadoras. Espera-se que este trabalho sirva de base para futuras pesquisas e também para outras comunidades escolares buscando integrar as diversas práticas de EA destacadas pelas professoras do Município de Caravelas, Bahia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

