A SÍFILIS NA GESTAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA MORBIMORTALIDADE MATERNO-INFANTIL
Palavras-chave:
Sífilis, Complicações, Sífilis na Gestação, Doenças Sexualmente TransmissíveisResumo
A Sífilis é uma doença provocada pela bactéria, Treponema pallidum, a qual pode ser transmitida por via sexual, transplacentária ou através de transfusão sanguínea, atingindo a população em geral, e assim, as gestantes. A sífilis durante a gestação representa um grave problema de saúde pública, o qual é responsável pelos elevados índices morbimortalidade intrauterina, podendo provocar diversas alterações fisiológicas ao feto. A prevenção da sífilis gestacional depende de medidas profilaxias como realização de pré-natal adequado para diagnóstico e tratamento correto da doença, bem como, concordância da gestante ao tratamento e acompanhamento pela equipe multiprofissional em saúde após diagnóstico positivo da sífilis. Assim verifica-se a importância deste estudo, ao desenvolver a promoção do conhecimento acerca da sífilis gestacional e suas complicações seja para às gestantes ou para os profissionais de saúde. Além disso, conforme orientação do Ministério da Saúde, tanto o diagnóstico quanto tratamento deve ser oferecido as gestantes de forma rotineira e sem custos durante realização do pré-natal, no entanto, o que se percebe é o aumento dos casos, mesmo sendo uma doença com baixo custo de tratamento. Logo o presente estudo busca um melhor entendimento da doença, e busca, compreender as características da sífilis, alertando mulheres e parceiros, na busca da redução do número de casos e consequentemente suas consequências à saúde das gestantes e do feto. Assim, pretende-se apresentar uma revisão dos aspectos clínicos da sífilis materna, seu diagnóstico, tratamento, repercussões perinatais bem como as principais políticas públicas de saúde na busca da erradicação desta doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

