EPIDEMIOLOGIA DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO EM ADULTOS INTERNADOS EM SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM NEUROLOGIA
Palavras-chave:
Acidente vascular encefálico, Epidemiologia, Fisioterapia, Terapia OcupacionalResumo
Dentre as patologias circulatórias que mais contribuem para o aumento das taxas de morbimortalidade no Brasil, destacam-se as doenças cerebrovasculares, em particular, o Acidente Vascular Encefálico (AVE), que consiste num evento multicausal e determina diversos tipos de conseqüências num mesmo paciente. O objetivo deste estudo foi verificar a incidência e as seqüelas sensório-motoras provocadas pelo AVE e comparar os resultados obtidos nos pacientes até 60 anos e naqueles acima desta faixa etária. Os resultados evidenciaram que 71,8% dos casos encontravam-se acima de 60 anos; 55,13% eram do sexo masculino; o estado civil que mais prevaleceu foi o casado e a maioria era proveniente do estado de Goiás. O tipo de AVE mais freqüente foi o isquêmico e o fator de risco mais predominante, independentemente da idade, foi a hipertensão arterial. De todos os casos analisados, 5,13% foram a óbito, o lado do corpo mais acometido nos pacientes analisados foi o direito, independentemente da faixa etária. Percebeu-se que os profissionais de saúde que atenderam os pacientes pesquisados não tinham o costume de relatar anormalidades concernentes ao tônus, marcha e AVD´s. As seqüelas sensoriais mais freqüentes foram as alterações de memória e fala, sendo que a primeira foi mais comum em pacientes com até 60 anos, e a segunda em pacientes acima desta idade. Ainda foi constatado que a maioria dos pacientes pesquisados passou pelo acompanhamento da equipe multiprofissional existente no serviço.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

