AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE DADOS DE RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO EM UMA ÁREA DE FOSSA SÉPTICA PARA DETERMINAÇÃO DE POSSÍVEIS ÁREAS DE CONTAMINAÇÃO EM SUBSUPERFICIE. SANTARÉM, BRASIL
Palavras-chave:
GPR, Métodos Eletromagnéticos, Contaminação por EfluentesResumo
O GPR (Ground Penetrating Radar) é um equipamento geofísico utilizado para localizar objetos enterrados e imagear a organização das interfaces geológicas em subsuperfície, utilizando ondas de rádio de altas frequências, por este emitidas, com frequências que podem variarentre1 Hertz (Hz) e 1GHz (10^{6} Hz). A profundidade de penetração destas ondas depende do meio e da frequência da antena utilizada. Com objetivo de avaliar sua eficácia no estudo de hidrogeologia e geotecnia, realizou-se levantamento GPR na área situada na unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para determinar a presença de efluentes (fossa séptica) assim como determinar sua direção de fluxo e estado de consevação da alvenaria da fossa séptica.O levantamento realizado compreendeu a execução de perfis de reflexão, o aparelho GPR utilizado durante o reconhecimento geofísico da área de estudo foi o GSSI 3000.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

