MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA DIÁSTASE DO MÚSCULO RETO ABDOMINAL NO PUERPÉRIO
Keywords:
Pilates, Gestação, Puerpério, Diástase AbdominalAbstract
A gestação é um ciclo com duração média de 40 semanas. Após o nascimento do bebê, a gestante entra no ciclo do puerpério. Ambos os ciclos demandam modificações em todo o organismo. A diástase do músculo reto abdominal é considerada uma adaptação musculoesquelética durante a gestação para que ocorra o crescimento uterino necessário. Todavia, existe um parâmetro a ser analisado quanto à distância dessa separação. Após o parto, a puérpera passa por um processo de retorno ao seu estado pré-gravídico e, nesse período, caso a diástase do músculo reto abdominal esteja com a medida acima de 3,0 cm, ela será considerada patológica. Existem ferramentas a serem utilizadas para prevenção e tratamento dessa possível patologia. Assim como a prática de atividade física é fundamental na prevenção de diversas patologias, na gestação, isso não é diferente. Uma modalidade de atividade física muito indicada por profissionais na área da saúde às gestantes e puérperas é o Método Pilates, tendo em vista seus princípios embasados em controle dos músculos abdominais e pélvicos, estabilidade e consciência corporal. Um programa de exercícios prescritos por um fisioterapeuta especializado no Método Pilates para gestantes e puérperas pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento da diástase abdominal ao longo do pós-parto.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
