ALTERAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DAS BASES VOLÁTEIS TOTAIS OCORRIDAS EM AMOSTRAS DE TAMBAQUI ARMAZENADOS SOB REFRIGERAÇÃO EM DIFERENTES PERÍODOS
Palavras-chave:
Indicadores de qualidade, Nitrogênio, potencial hidrogeniônicoResumo
O pescado é um alimento saudável, proteico, fonte de aminoácidos essenciais, ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas, minerais, boa digestibilidade e indicado para pessoas de qualquer idade. O pescado necessita de um armazenamento refrigerado a fim de evitar prejuízo a saúde do consumidor. A manipulação e o armazenamento inadequado do pescado podem provocar intoxicações e infecções ao serem consumidos. Diante do exposto objetivou-se avaliar a evolução da alteração da concentração das bases voláteis totais NBVT de baixo massa molecular e potencial hidrogeniônico pH em amostras de tambaqui estocado sob refrigeração de 4°C por 30 dias. Asdeterminações físico-químicas do potencial hidrogeniônico e bases voláteis totais foram realizadas em triplicada e seguiram as Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. Os resultados das análises físico-químicas foram submetidos os testes de médias Tukey ao nível de 5% de significância nas variáveis no programa SISVAR e comparados com Decreto n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020 MAPA. Os resultados apresentaram valores para os parâmetros de bases voláteis e potencial hidrogeniônico conforme a Portaria N° 185/1997 do MAPA e diferença significativa (p<0,05) durante o período de armazenamento sobre refrigeração. As diferenças significativas podem ser explicadas pelas reações bioquímicas post mortem no músculo do peixe. Durante o armazenamento sob refrigeração a 4°C não houve indícios de deterioração e o pescado conservou seus indicadores de qualidade (pH e base voláteis totais) dentro do preconizado pela legislação, podendo ser comercializado em boas condições de consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

