CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM FORNO SOLAR COMO OBJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NÃO FORMAL NO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
A predominância do tradicionalismo no ensino de Física no sistema educacional brasileiro é evidenciada e fundamentada na ausência de relação com o dia a dia do aluno, memorização dos conteúdos ministrados através de forma repetitiva, aulas expositivas, livro didático como foco pedagógico, nível mínimo de cognição e ausência de compreensão de uma situação-problema. Sendo assim, há necessidade de alternativas transformadoras para reverter o ensino mecanizado e propiciar ao aluno a posição de protagonista no procedimento de aprendizagem, deixando de ser ouvinte de informações, em um ambiente onde há contextualização das concepções científicas. Assim, o objetivo desse estudo foi propor a construção e análise da potência útil de um forno solar alternativo construído com material de baixo custo utilizado como objeto educacional didático no ensino de Termologia, Calorimetria, Propagação de calor no conteúdo de Termodinâmica na disciplina de Física nos 2º anos do Médio Integrado ao Curso de Agroindústria e Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins: campus paraíso do Tocantins. O direcionamento do estudo realizado é de caráter experimental e quantitativo. O forno solar construído foi utilizado como laboratório no ensino de Termodinâmica. Após o experimento os alunos responderam um questionário. O forno solar auxiliou a aprendizagem, colaborando como desenvolvimento de uma aprendizagem significativa visando à melhoria do ensino através de numa melhor assimilação dos conteúdos de Termologia, Calorimetria, Propagação de calor e Termodinâmica na disciplina de Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

